Depois de vencer o River Plate jogando em casa, na Arena MRV, por 3 a 0, o Galo agora vai buscar garantir a classificação na partida de volta. Os times se enfrentam nesta terça-feira (29), às 21h30, no estádio Monumental de Núñez, em Buenos Aires, capital da Argentina. A rádio Caraça FM 90,5 transmite a decisão da semifinal a partir das 20h30.
O Atlético tem um bom retrospecto contra times argentinos, sendo os clubes que o Galo mais mais enfrentou na Copa Libertadores, entre as partidas com rivais estrangeiros. São 21 jogos, com 12 vitórias do Atlético, 5 empates e apenas quatro derrotas. Dos tropeços, três foram no triangular da semifinal da de 1978, contra Boca (2x) e River Plate. A última derrota foi diante do Newell’s Old Boys, ida da semifinal de 2013. Ou seja, são 14 jogos seguidos sem perder para equipes da Argentina na Libertadores.
Considerando qualquer competição, são 10 jogos de invencibilidade para o Atlético contra os argentinos. A última derrota aconteceu no jogo de ida contra o Unión de Santa Fé pela Copa Sul-Americana de 2020.
Para este jogo de volta, o Atlético tem uma importante vantagem de 3 a 0 no placar agregado e conta ainda com o vice-artilheiro da Libertadores no time. Paulinho é artilheiro do Galo na competição e está em segundo lugar na tabela geral de goleadores, atrás somente de Junior Santos, do Botafogo, com 9 gols e disputou a Pré-Libertadores.
O duelo de volta da semifinal da Copa Libertadores terá transmissão na TV fechada, na ESPN, e por serviço de assinatura na internet (streaming), no Disney+.
Preparação para o duelo
O volante argentino Fausto Vera concedeu entrevista coletiva nessa segunda-feira (28) no hotel em que o Galo está hospedado em Buenos Aires. Vera falou sobre a preparação para o Atlético encarar o River Plate, a busca pela vaga na final da Libertadores e o trabalho desenvolvido para os jogadores realizarem uma partida de alto nível como visitantes.
“A verdade é que temos um grande plantel. São jogadores profissionais e competitivos. Jogamos com a mesma seriedade contra qualquer adversário. Amanhã, o River vai sair para buscar a partida. Mas estamos nos preparando mentalmente diante desse desafio. Vai depender apenas da nossa concentração e determinação para conseguir o que viemos buscar”, comentou o volante do Galo.
River Plate x Atlético
Torneio: jogo volta da semifinal da Copa Libertadores
Local: estádio Monumental de Núñez
Transmissão: ESPN e Disney+
- River Plate
Escalação: Armani; Fabricio Bustos, Pezzella, Pirez (Paulo Díaz) e Acuña (Enzo Díaz); Simón (Meza), Kranevitter, Lanzini (Nacho Fernández); Solari (Meza), Colidio e Borja
Pendurados: Armani e Borja
Desfalques: Santiago Beltrán (ruptura do ligamento cruzado anterior do joelho esquerdo), Agustín Sant’Anna (acúmulo de líquido no joelho direito) e Rodrigo Aliendro (luxação no ombro esquerdo)
Atlético
- Atlético
Escalação: Everson; Lyanco, Battaglia, Junior Alonso e Guilherme Arana; Fausto Vera (Otávio), Alan Franco (Otávio) e Gustavo Scarpa; Hulk, Paulinho e Deyverson (Rubens ou Otávio)
Pendurado: Alan Franco
Desfalques: Bernard (ruptura do ligamento colateral medial do joelho direito) e Cadu (ruptura do ligamento cruzado anterior e dos meniscos lateral e medial do joelho direito)
- Escala de arbitragem:
Árbitro: Wilmar Roldán (Colômbia)
Auxiliar 1: John León (Colômbia)
Auxiliar 2: Richard Ortiz (Colômbia)
4º árbitro: Carlos Betancur (Colômbia)
VAR: Carlos Orbe (Equador)
AVAR 1: Bryan Loyaza (Equador)
AVAR 2: Christian Lescano (Equador)