Site icon DeFato Online

Pela primeira vez, Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos será realizado online

Pela primeira vez, Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos será realizado online

Foto: Arquivo DeFato Online

Pela primeira vez, o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos será realizado online em Conceição do Mato Dentro. Devido a pandemia  do novo coronavírus, a 233 edição da celebração religiosa tem como proposta pedir para que os fiéis fiquem em casa. Para isso, o Santuário preparou uma programação que será disponibilizada nos meios de comunicação, como Facebook, Instagram e Youtube. Além disso, os momentos do Jubileu também serão transmitidas pela Rádio Bom Jesus, 98,7 FM.

Dos dias 13 a 24 de junho, o novo formato do Jubileu será realizado sem a presença dos romeiros e não haverá o momento da confissão. Além disso, o número de missas, comparado as edições anteriores, será reduzido e todas acontecerão de portas fechadas. Toda a programação do Jubileu ainda está sendo discutido entre a Igreja, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura, para garantir a tradição e a segurança dos fiéis.

Como vai funcionar?

Para o reitor do Santuário, padre João Evangelista dos Santos, o momento é muito difícil, principalmente por abdicar da imagem, clima e espiritualidade trazida pela presença do povo. “Nós esperamos, durante todo o ano, a chegadas dos romeiros para visitar o santuário. Eles chegam na cidade para agradecer pelas graças recebidas, para fazer as suas promessas e penitencias”, lamenta o padre.

Padre João conta que o Jubileu se baseia em três coisas: atendimento das confissões, a celebração da eucaristia e uma procissão. Neste ano, apenas a segunda atribuição será realizada. “Nós temos um santuário físico, feito de tijolo e pedras, mas o verdadeiro santuário é o coração das pessoas. Precisamos entender que, a casa que estiver uma família unida pela fé, participando das celebrações, estará com a presença do Senhor Bom Jesus de Matosinhos”, disse o reitor do Santuário.

Ele ainda orienta para que os romeiros não desistam de visitar o Santuário e programem uma viagem para quando a pandemia do coronavírus acabar. “A visita ao Santuário poderá ser feita em um cenário pós-pandemia, assim que estivermos seguros para fazer viagens e estarmos em multidão. Agora, cada família precisa ter consciência de que a sua família é o santuário”, afirma o padre.

Confira a programação do Jubileu Senhor Bom Jesus de Matosinhos: 

Dia 13 de Junho:

12 horas – Abertura oficial com a bênção do Bom Jesus;
19 horas – Santa missa com a bênção do pão de Santo Antônio (receba, em sua casa a bênção do pão da prosperidade e da fartura).

Dias 14 a 23 de Junho:

6 horas – Despertar da montanha e Santa Missa;
10 horas – Santa Missa com bênção dos objetos de devoção (em sua casa, você e os seus familiares receberão a bênção para todos os seus pertences);
15 horas – Terço da Divina Misericórdia e novena do Bom Jesus, com a bênção do Santíssimo Sacramento (momento para implorar ao Senhor Bom Jesus a cura para os males do mundo e a proteção de nossas vidas, pela sua infinita misericórdia);
18 horas – Momento mariano;
19 horas – Santa Missa.

Dia 24 de Junho:

Missas às 6hs, 8hs, 10hs, 14hs e 16hs;
20 horas – Bênção Papal e encerramento do Santo Jubileu.
InstagramFacebookYoutube; Rádio Bom Jesus, 98,7 FM

Exit mobile version