Pela primeira vez, o tradicional Jubileu do Senhor Bom Jesus de Matosinhos será realizado online em Conceição do Mato Dentro. Devido a pandemia do novo coronavírus, a 233 edição da celebração religiosa tem como proposta pedir para que os fiéis fiquem em casa. Para isso, o Santuário preparou uma programação que será disponibilizada nos meios de comunicação, como Facebook, Instagram e Youtube. Além disso, os momentos do Jubileu também serão transmitidas pela Rádio Bom Jesus, 98,7 FM.
Dos dias 13 a 24 de junho, o novo formato do Jubileu será realizado sem a presença dos romeiros e não haverá o momento da confissão. Além disso, o número de missas, comparado as edições anteriores, será reduzido e todas acontecerão de portas fechadas. Toda a programação do Jubileu ainda está sendo discutido entre a Igreja, a Secretaria Municipal de Saúde e a Prefeitura, para garantir a tradição e a segurança dos fiéis.
Como vai funcionar?
Para o reitor do Santuário, padre João Evangelista dos Santos, o momento é muito difícil, principalmente por abdicar da imagem, clima e espiritualidade trazida pela presença do povo. “Nós esperamos, durante todo o ano, a chegadas dos romeiros para visitar o santuário. Eles chegam na cidade para agradecer pelas graças recebidas, para fazer as suas promessas e penitencias”, lamenta o padre.
Padre João conta que o Jubileu se baseia em três coisas: atendimento das confissões, a celebração da eucaristia e uma procissão. Neste ano, apenas a segunda atribuição será realizada. “Nós temos um santuário físico, feito de tijolo e pedras, mas o verdadeiro santuário é o coração das pessoas. Precisamos entender que, a casa que estiver uma família unida pela fé, participando das celebrações, estará com a presença do Senhor Bom Jesus de Matosinhos”, disse o reitor do Santuário.
Ele ainda orienta para que os romeiros não desistam de visitar o Santuário e programem uma viagem para quando a pandemia do coronavírus acabar. “A visita ao Santuário poderá ser feita em um cenário pós-pandemia, assim que estivermos seguros para fazer viagens e estarmos em multidão. Agora, cada família precisa ter consciência de que a sua família é o santuário”, afirma o padre.
Confira a programação do Jubileu Senhor Bom Jesus de Matosinhos:
Dia 13 de Junho:
12 horas – Abertura oficial com a bênção do Bom Jesus;
19 horas – Santa missa com a bênção do pão de Santo Antônio (receba, em sua casa a bênção do pão da prosperidade e da fartura).
Dias 14 a 23 de Junho:
6 horas – Despertar da montanha e Santa Missa;
10 horas – Santa Missa com bênção dos objetos de devoção (em sua casa, você e os seus familiares receberão a bênção para todos os seus pertences);
15 horas – Terço da Divina Misericórdia e novena do Bom Jesus, com a bênção do Santíssimo Sacramento (momento para implorar ao Senhor Bom Jesus a cura para os males do mundo e a proteção de nossas vidas, pela sua infinita misericórdia);
18 horas – Momento mariano;
19 horas – Santa Missa.
Dia 24 de Junho:
Missas às 6hs, 8hs, 10hs, 14hs e 16hs;
20 horas – Bênção Papal e encerramento do Santo Jubileu.
Instagram; Facebook; Youtube; Rádio Bom Jesus, 98,7 FM