Na tarde dessa terça-feira (5), a Defesa Civil de Itabira esteve na rua Garda-Mor Custódio, no Centro da cidade, para realizar, mais uma vez, a interdição de um casarão em ruínas. O motivo para a ação foi uma série de denúncias realizadas desde a última sexta-feira (1), quando parte da estrutura do telhado caiu, atingindo a rede elétrica da própria casa, assustando vizinhos e pessoas que passavam pelo local.
Com aparência de estar desabitado e abandonado há muito tempo, o imóveis apresenta detritos e entulhos por todo lado. É possível perceber que boa parte do telhado já caiu para dentro da casa. As paredes estão trincadas e inclinadas, dando a impressão de que podem desabar a qualquer momento.
Enquanto a equipe de reportagem da DeFato registrava a situação do casarão, algumas pessoas que passavam pelo local chegaram a relatar o perigo oferecido pelo imóvel. “A situação é bem complicada, tem o risco até de atingir as pessoas que passam de carro por aqui”, comentou um senhor que não quis se identificar.
Na frente da antiga residência é possível notar também que foram colocados, de maneira desleixada, tocos de madira na tentativa de isolar o local. Porém, antes da intervenção da Defesa Civil, não havia qualquer aviso de que aquela é uma possível área de risco.
Interdição e notificação
A coordenadora da Defesa Civil Municipal, Nilma Castro, explicou que em 2021 já tinha acontecido uma intervenção no local. “A gente pediu para a Transita sinalizar e colocar cones, mas as pessoas roubam e voltam a fazer uso do espaço. Aqui, é uma questão de segurança e as pessoas não respeitam”, conta.
Ela também detalhou que a situação do imóvel que já estava sendo monitorada desde então. “A Defesa Civil é um sistema que conta com o apoio de outras secretarias. Nesse caso, a gente conta com a Secretaria de Obras, Transporte e Trânsito, por meio da Transita, para interditar o trecho da via”.
Nilma ainda reforçou quais serão os próximos passos daqui para frente.
“Agora, vamos fazer o contato com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano para contatar o dono do local. Ele será notificado a verificar o imóvel e tomar as providência cabíveis para deixá-lo com as condições mínimas de segurança. Se for tombado, ele precisa dar andamento no processo de reforma, por exemplo”, finaliza.
Confira as imagens da situação do casarão!