Site icon DeFato Online

Período chuvoso 2023/2024 tem redução no número de mortes em Minas

Prefeitura de Antônio Dias suspende festa de Réveillon por respeito às vítimas da tragédia; chuva e período chuvoso

Foto: Divulgação/Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais

A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) divulgou um balanço nesta quarta-feira (3) mostrando que o período chuvoso de 2023/2024 em Minas Gerais teve redução no número de mortes em decorrência das chuvas no estado. Os dados levam em conta o período entre 27/9 de 2023 e 31/3 deste ano.

Segundo o balanço, o período chuvoso de 2023/2024 em Minas Gerais teve redução de mais de dez mil desalojados se comparado ao período anterior. Em decorrência das chuvas no estado, 2.833 pessoas foram desalojadas, 399 ficaram desabrigadas e seis vítimas morreram em decorrência das chuvas no estado.

No período anterior (2022/2023), ainda segundo levantamentos da Cedec/MG, 12.923 pessoas foram desalojadas, 2.241 ficaram desabrigadas e houve 22 óbitos, em virtude de ocorrências relacionadas à chuva.

Para a Cedec, os treinamentos e capacitações realizados com os servidores municipais contribuíram para essa redução. Isso porque, ao todo, 561 municípios mineiros receberam desde abril de 2023, logo após o último período chuvoso, capacitação da Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.

“Essa redução mostra na prática como o investimento em ações de capacitação e prevenção fizeram a diferença para que o estado de Minas Gerais passasse pelo período chuvoso com mais força e resiliência. Ao todo, 4.022 pessoas, em todo o estado, receberam treinamento para atuação na prevenção, resposta, mitigação e reconstrução em caso de desastres”, afirma o superintendente de Gestão de Desastres da Cedec, major Luis Antônio e Silva.

Exit mobile version