Com recorde de público, o Pescando no Parque 2022 – evento de abertura das comemorações do 58º aniversário de Ipatinga – reuniu mais de 5 mil pessoas no entorno da lagoa do Parque Ipanema, na manhã de ontem (10). Aberta a toda comunidade, a pesca superou as expectativas, de acordo com a Prefeitura.
O “Pescando no Parque” está em sua 21ª edição e se tornou uma opção de lazer para muitos moradores. Uma vez por ano, tradicionalmente no mês de abril, há este momento especial de recreação. Nele, a Prefeitura permite atividades de pesca na lagoa do Parque Ipanema, um dos pontos mais conhecidos da cidade.
“Devido à pandemia, ficamos dois anos sem realizar essa divertida competição. Mas agora estamos resgatando os eventos tradicionais na cidade. Quero agradecer aos parceiros envolvidos, que nos ajudaram a garantir uma disputa organizada, cheia de entusiasmo e com toda segurança para a população”, comentou o secretário de Esporte, Cultura e Lazer, Maciel Rodrigues.
A competição se iniciou às 7h e contou com a supervisão de representantes da Secretaria Municipal de Cultura, Esportes e Lazer (Semcel), da Associação de Pescadores Amigos do Rio Doce e seus Afluentes (Aspard) e da Associação Regional de Proteção Ambiental do Vale do Aço (ARPAVA), que acompanharam de perto a pesagem dos pescados. O evento contou também com a colaboração dos Sicoob Vale do Aço, SAMU e Copasa.
Estima-se que mais de 83 quilos de peixes – entre Tambaquis, Tilápias e Tambacu – tenham sido retirados das águas durante a pesca coletiva, que se estendeu até às 12h, quando houve a premiação do 1º lugar, que venceu no quesito “maior quantidade de peixes pescados”, com 8.300 quilos. Já na categoria “peixe mais pesado”, os três primeiros colocados pescaram 3.100 quilos, 2.700 e 2.500 quilos respectivamente.
*Com informações da Prefeitura de Ipatinga