Site icon DeFato Online

Piloto da Latam é preso em Congonhas sob suspeita de integrar rede de exploração sexual de crianças

Piloto da Latam é preso em Congonhas sob suspeita de integrar rede de exploração sexual de crianças

Foto: Reprodução/TV Globo

Um piloto da companhia aérea Latam, de 60 anos, foi preso na manhã desta segunda-feira (9) no Aeroporto de Congonhas, na zona sul de São Paulo, sob suspeita de envolvimento em um esquema de exploração sexual de crianças e adolescentes. Ele foi retirado da aeronave durante os procedimentos de embarque de um voo com destino ao Rio de Janeiro.

De acordo com a investigação policial, o homem é suspeito de participar há pelo menos oito anos de um grupo criminoso voltado à prática de crimes sexuais contra menores. As apurações indicam que ele teria mantido contato com vítimas ainda na infância e praticado abusos reiterados. Entre os indícios reunidos, está o uso de documento de identidade falso para levar crianças e adolescentes a motéis.

Durante a operação realizada nesta segunda-feira, uma mulher de 55 anos também foi presa. Segundo a polícia, ela é suspeita de envolvimento direto na entrega de três meninas, de 10, 12 e 14 anos, que seriam suas netas.

O inquérito foi instaurado em outubro de 2025 e, até o momento, três vítimas já foram formalmente identificadas, com idades de 11, 12 e 15 anos, que teriam sido submetidas a situações graves de abuso e exploração. As investigações apontam para a existência de uma estrutura organizada, com divisão de tarefas entre os envolvidos e atuação coordenada.

Além das duas prisões, a Polícia Civil cumpre oito mandados de busca e apreensão contra quatro investigados, em ações realizadas na capital paulista e em Guararema, na região metropolitana.

Os suspeitos podem responder por estupro de vulnerável, estupro, favorecimento da prostituição e da exploração sexual de criança e adolescente, produção e compartilhamento de pornografia infantojuvenil, uso de documento falso, perseguição reiterada, aliciamento de menores e coação no curso do processo.

Em nota, a Latam informou que o piloto foi detido ainda durante o embarque do voo LA3900. A companhia destacou que a operação do voo ocorreu normalmente, dentro do horário previsto, e que abriu procedimento interno para apurar o caso, colocando-se à disposição das autoridades para colaborar com as investigações.

A Polícia Civil não descarta novas prisões nem a identificação de outras possíveis vítimas.

Exit mobile version