O plano de outorga da BR-381 e BR-262 está em fase de análise pelo Tribunal de Contas. A proposta, que visa viabilizar a duplicação da conhecida nacionalmente como Rodovia da Morte, foi encaminhada pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) nesta segunda (10). O Plano de Outorga e as minutas de edital e contrato de concessão da rodovia federal são frutos do debate com o setor regulado e a sociedade por meio da Audiência Pública nº 10/2019. A expectativa é que o leilão ocorra no primeiro trimestre de 2021.
Conforme destacado pela ANTT, o projeto consiste na concessão da BR-381/262/MG/ES para a exploração da infraestrutura e da prestação de serviço público de recuperação, operação, manutenção, monitoração, conservação, implantação de melhorias e manutenção do nível de serviço. O contrato terá duração de 30 anos.
O trecho em questão tem extensão de 686,10 km e passará a 670,64 km ao final da concessão, após a realização de investimentos. Engloba a Rodovia BR-262/ES, no trecho entre o entroncamento com a BR-101(B) – Viana/ES – até a divisa ES/MG; BR-262/MG, o trecho entre Divisa ES/MG até o entroncamento com a BR-381/MG – João Monlevade/MG; e BR-381/MG, e o trecho entre Belo Horizonte/MG até Governador Valadares/MG.
Benefícios
A modelagem prevê investimentos em torno de R$ 7,7 bilhões e custos de operação de cerca de R$ 6,9 bilhões para os serviços de infraestrutura e ampliação de capacidade do sistema rodoviário. Entre as principais obras estão 590 km de duplicação, 138 km de faixas adicionais, 131 km de vias marginais, 50 passarelas e o contorno de Manhuaçu.
O Governo Federal ainda defende que muitos setores produtivos da região serão beneficiados, como a pecuária, agricultura, mineração e os polos industriais e comerciais. Além disso, por atravessar Minas Gerais e o Vale do Aço (importante região composta por siderúrgicas indutoras de desenvolvimento econômico e geração de emprego), também otimizará o escoamento de produtos para o setor automobilístico.
Tarifas e empregos
Como inovação, o critério do leilão será híbrido com uma combinação de menor tarifa (deságio limitado a 15,57%) e maior outorga como critério de desempate.
Outra inovação será o desconto de usuário frequente, que tem como objetivo minimizar as tarifas para os usuários que necessitam realizar deslocamentos frequentes entre municípios próximos. O edital também vai prever o desconto básico de tarifa de 5% para usuários que optarem pelo pagamento automático identificado pelo TAG eletrônico acoplado ao veículo. Além disso, a estimativa é de que a concessão gere 4.157 empregos diretos e 1.864 empregos indiretos, bem como 6.242 empregos efeito-renda.