Na manhã desta terça-feira (08), policiais militares do destacamento de Catas Altas foram acionados para ajudar um macaco sagui, que teria recebido um choque na rede elétrica e ficado ferido.
De imediato, os militares se deslocaram para resgatar o animal e levá-lo ao veterinário, onde foi medicado e está se recuperando. O macaco será entregue para Policia Militar Ambiental, que tomará todas as medidas para a recuperação e devolução do animal ao meio ambiente.
Sobre a espécie
Callitrichidae (também chamada Hapalidae) é uma família de Macacos do Novo Mundo, e já foi considerada subfamília da família Cebidae. Popularmente, são conhecidos por sagui (FO 1943: sagüi), soim ou sauim, apesar de que para o gênero Leontopithecus, é mais comum o termo mico-leão. O polegar da mão é curto e não oponível, e todos os dedos exceto o hálux são providos de unhas em forma de garras.
O primeiro dedo do pé é oponível aos demais e possui uma unha chata. Possuem dois dentes pré-molares e dois molares em cada hemi-mandibula, exceto Callimico goeldii, que possui três molares.
*Com informações da Polícia Militar