Fiscais de postura da Prefeitura de Itabira, com o apoio da Polícia Militar, percorrem na tarde desta terça-feira (23) os bairros da cidade verificando os decretos estadual e municipal que determinam novas regras para o funcionamento do comércio diante a pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Orientações aos estabelecimentos, considerados serviços essenciais, também foram repassadas.
O funcionamento de uma loja de departamento, localizada no centro de Itabira, foi questionado por um denunciante. No entanto, segundo a PM, o alvará de funcionamento do estabelecimento o enquadra, também, como supermercado, o que permite seu funcionamento.
Contudo, a restrição de clientes no interior da loja foi recomendada e deverá ser permitida a entrada apenas de 10 clientes por vez.
Oficinas mecânicas na avenida Osório Sampaio, no Caminho Novo, foram orientadas a colocar uma fita zebrada na entrada do estabelecimento para evitar a entrada de clientes. O funcionamento das oficinas é permitido. Porém, sem clientes no seu interior.
Denúncias
O descumprimento dos decretos podem ser denunciados à Polícia Militar, através do número 190, ou na Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (SMDU), pelo telefone (31) 3839-2144.
Outros serviços
Uma vez que o atendimento presencial na SMDU está suspenso, por tempo indeterminado, os cidadãos deverão solicitar serviços de alvará, poda/corte de árvore, recolhimento de animais de grande porte, serviços de limpeza e fiscalização de posturas por e-mail ou telefone.
Para a finalização de processos e orientações de alvarás, os usuários podem ligar para 3839-2143, 2183 ou pelo e-mail pmi.posturas@gmail.com. Solicitações e processos via ofícios e protocolos para poda e corte de árvores, telefones 3839-2171, 2044 ou dsupmi@gmail.com.
No setor de limpeza urbana, executada pela Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb), os pedidos podem ser feitos pelos números 3839-2171, 2301 e e-mails pmi.posturas@gmail.com e dsupmi@gmail.com.
Já para o recolhimento de animais de grande porte em perímetro urbano, a população deve ligar para 3831-4104.