Uma nova onda de calor vai se estabelecer sobre o Brasil nesse final de semana, voltando a elevar as temperaturas no país. Depois de uma semana com dias frios, principalmente pelas manhãs, as temperaturas máximas voltam a passar da casa dos 30ºC. Um bloqueio atmosférico irá impedir que as frentes frias avancem sobre o país, mantendo predomínio de céu claro, baixos índices de umidade e favorecendo para que as temperaturas máximas fiquem muito acima da média.
Em Minas Gerais, a onda de calor irá atingir, inicialmente, localidades do Pontal do Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata. “Em todo o estado de MG, as temperaturas tendem a superar a média no decorrer do fim de semana, porém nas demais regiões mineiras, os valores não atingirão o limiar considerado (temperatura máxima a partir de 5ºC) e/ou a persistência (no mínimo 3 dias) para configurar uma onda de calor”, informou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).
Além das altas temperaturas, outro ponto de preocupação é o baixo índice de umidade relativa do ar, que deve ficar entre 30% e 20%. Áreas de Minas Gerais, Rondônia, Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Rio Grande do Norte, Ceará, Piuaí e Maranhão já estão sob alerta de baixa umidade divulgado pelo Inmet.
Nesses casos, a indicação é para beber bastante líquido, evitar desgaste físico nas horas mais secas e não se expor ao sol nas horas mais quentes do dia.
Recordes de temperatura
Esse período de calor intenso nesse final de semana, que deve se estender até o dia 22 de agosto, pode estabelecer novos recordes de temperatura para o mês em diversas regiões do país. “Esta nova onda de calor no Brasil, como é de costume, vai estar associada a um padrão de bloqueio atmosférico com uma enorme área de tempo muito seco e quente em que a cada dia o calor e a reduzida umidade se retroalimentam com baixa umidade no solo”, alerta a MetSul Meteorologia.
O calor se estenderá a todas as regiões do Brasil. No Oeste de Minas Gerais, no Triângulo Mineiro, serão várias tardes com máximas ao redor e acima de 35ºC segundo a Metsul.