Poeira da Vale invade Itabira, prejudica motoristas e assusta moradores
Moradores de diversos bairros flagraram a nuvem de poeira e minério
No final da manhã dessa quarta-feira (10), os moradores de diversos bairros de Itabira foram surpreendidos com uma forte ventania que chegou carregando uma grande nuvem de poeira e minério. Os detritos, oriundos de áreas de mineração, rapidamente se espalharam pelas ruas da cidade assustando as pessoas e prejudicando motoristas.
Ver essa foto no Instagram
Os bairros com maior número de relatos são: Amazonas, Novo Amazonas, Machado, Major Lage, Quatorze de Fevereiro, Vila Paciência e Pará. Por meio das redes sociais, os itabiranos contaram que nas principais ruas desses bairros, os motoristas chegaram a ter a visibilidade prejudicada pela poeira.
Ver essa foto no Instagram
Entre os comentários enviados pelos moradores locais, há ainda alertas para o rastro de sujeira deixado pela poluição do ar. Além disso, muitos deles lembraram que o contato com a poeira aumenta no número de ocorrências de doenças respiratórias e alergias.
Confira as fotos no fim dessa matéria!
Problema antigo
A população de Itabira convive com esse tipo de incidente há muitos anos. A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, inclusive, já aplicou algumas multas à mineradora Vale pelo dano causado ao ar itabirano. Em 2021, por exemplo, o prejuízo financeiro da empresa, com esse tipo de multa se aproximo dos R$ 7 milhões.
Em julho de 2022, a DeFato informou que a secretaria acionou a Superintendência Regional de Meio Ambiente (Supram) e a Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEAM), na intenção de cobrar outras medidas no combate à nuvem de poeira, já que os órgãos estaduais são responsáveis por licenciamentos concedidos à Vale.
À época, informações extraoficiais davam conta de que as multas não tem sido suficientes para punir a mineradora. Ainda assim, o superintendente da pasta municipal, Diego Pimenta chegou a detalhas que houve o extrapolamento do parâmetro da qualidade do ar.
“As penalizações desencadeiam ações da empresa visando a minimização dos danos. Algumas ações de mitigação têm sido adotadas pela Vale e apresentadas nas reuniões do Codema (Conselho Municipal de Conservação e Defesa do Meio Ambiente) mensalmente. As reuniões são públicas e abertas a toda população para participação e questionamento, desde que inscritos antes do inicio das reuniões”, acrescentou.