Site icon DeFato Online

Polícia apreende 17 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular em Belo Horizonte

Polícia apreende 17 aves silvestres mantidas em cativeiro irregular em Belo Horizonte

Foto: Divulgação/PMMG

Uma operação da Polícia Militar de Meio Ambiente resultou na prisão de um homem de 53 anos por manter aves da fauna silvestre brasileira em cativeiro irregular, em Belo Horizonte. A ação foi realizada na manhã desta terça-feira (27), após apuração de denúncia.

De acordo com o boletim policial, militares do 1º Pelotão da 1ª Companhia da PM de Meio Ambiente localizaram o endereço indicado e confirmaram a prática criminosa. No imóvel, foram apreendidos 17 pássaros silvestres mantidos de forma irregular.

Durante a fiscalização, os policiais constataram que o suspeito possuía registro para algumas aves. No entanto, havia mais de 40 animais extraviados sob sua responsabilidade, sem comunicação aos órgãos ambientais competentes, o que viola as normas vigentes para criadores autorizados.

Diante das irregularidades, o homem foi preso e encaminhado às autoridades responsáveis. Também foi lavrado um auto de infração ambiental no valor de R$ 178.907,91. As aves apreendidas foram recolhidas e devem passar por avaliação técnica para definição do destino, conforme a legislação ambiental.

A Polícia Militar de Meio Ambiente reforça que a manutenção, criação ou comercialização de animais silvestres sem autorização configura crime ambiental, sujeito a sanções penais e administrativas. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos canais oficiais das forças de segurança.

Exit mobile version