Com foco no enfrentamento à violência contra pessoas idosas, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou, no período de 10 de junho a 11 de julho, a quinta edição da operação Virtude 2024, anteriormente intitulada de Vetus.
A ação, coordenada pela Delegacia Regional de Polícia, contou com as seguintes participações:
Delegado Diogo Luna Moureira.
Escrivã Victoria Santos.
Servidora administrativa, Lorena Machado.
Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Alice Duarte Leite.
Vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, Natalia Cristina da Silva.
Conselheiros Marilson de Paula e Rosângela Pereira.
Em 14 de junho, a equipe da 3ª Delegacia Regional, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, promoveu a iniciativa educativa no Lar de Ozanam. Na oportunidade, foram organizadas rodas de conversas com idosos e funcionários da instituição, que também participaram de uma apresentação musical.
A equipe da Regional desenvolveu ainda a ação educativa no Centro de Referência de Assistência Social (Cras), bairro Fênix, no dia 18 de junho. Essa atividade beneficiou 15 bairros de Itabira.
O grupo da PCMG, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itabira, Centro de Referência da Assistência Social e o Posto de Saúde da Família, ministrou algumas práticas didáticas no salão paroquial da igreja de Serra dos Linhares, distrito de Senhora do Carmo, no âmbito do projeto “Mulheres Virtuosas da Serra”.
A programação atendeu ao Cras Pedreira, no dia 19 de junho, dentro do projeto “Grupo Mulheres e Poder”. O evento foi coordenado pela Polícia Civil, Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Itabira e Cras.
A equipe da Regional desenvolveu ação construtiva com o grupo “Vida Ativa”, no dia 20, no auditório do Centro Universitário Funcesi.
Para concluir, a Polícia Civil e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa executaram iniciativas pedagógicas com o grupo “Alegria”, do Cras Jardim das Oliveiras.
Depoimentos
O delegado regional, Diogo Luna Moureira, ressaltou a importância da união de esforços em defesa dos direitos da pessoa idosa, visando à preservação da saúde física e mental e ao aperfeiçoamento moral, intelectual, espiritual e social desse público. “Toda violação aos direitos das pessoas idosas precisa ser comunicada, imediatamente, à Polícia Civil e ao Ministério Público”, orientou.
A escrivão Victoria Santos ressaltou a sua satisfação em aproximar a polícia da população, em especial da idosa. “Foi gratificante estar nas comunidades, difundindo conteúdos de proteção aos direitos dos idosos, o que resultou em um retorno da sociedade, como denúncias de violações aos direitos dos idosos e também elogios à Polícia Civil pelo trabalho preventivo”, destacou.
Por fim, a servidora administrativa, Lorena Machado, analisou o alcance da operação Virtude 2024. Para ela, “todos os encontros realizados trouxeram novas experiências e fizeram com que o trabalho na proteção aos direitos dos idosos fosse ainda mais efetivo. É essencial que a pessoa idosa tenha conhecimento dos seus direitos e também dos mecanismos de proteção”.