Site icon DeFato Online

Polícia Militar confirma participação de quatro criminosos armados durante “resgate” de dois internos da APAC Itabira

Polícia Militar confirma participação de quatro criminosos armados durante "resgate" de dois internos da APAC Itabira

Foto: Divulgação/TJMG

Novas informações divulgadas pela Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) trouxeram mais detalhes sobre a ação criminosa que resultou na fuga de dois detentos da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Itabira, na madrugada de segunda-feira (16).

De acordo com a atualização do registro policial, quatro criminosos armados e encapuzados participaram diretamente da invasão à unidade, localizada na estrada do Córrego do Meio. Pelo menos três deles abordaram funcionários no momento em que o portão da instituição era aberto.

Durante a ação, um inspetor de 54 anos e um auxiliar de 42 anos foram rendidos sob ameaça de arma de fogo. Em seguida, os autores obrigaram um recuperando de 51 anos a abrir as celas da unidade.

Foi nesse momento que dois detentos — de 27 e 31 anos — foram retirados e levados pelos criminosos, caracterizando o resgate dentro da unidade prisional.

Ainda segundo a Polícia Militar, durante a invasão os suspeitos levaram um telefone celular e um rádio comunicador (HT) pertencentes ao inspetor que foi rendido.

Outra informação confirmada pelas autoridades é que câmeras de monitoramento da APAC registraram parte da movimentação dos criminosos, e as imagens deverão auxiliar na identificação dos envolvidos.

As investigações também apontam que outros dois veículos foram vistos nas proximidades da unidade, o que levanta a suspeita de que tenham sido utilizados como apoio logístico durante a fuga.

Todo o material coletado, incluindo registros das câmeras e informações levantadas no local, foi encaminhado à Polícia Civil, que ficará responsável pela continuidade das investigações e pela tentativa de identificação dos autores e recaptura dos detentos.

Relembre o caso

Na madrugada de segunda-feira, criminosos armados invadiram a unidade da APAC de Itabira e resgataram dois internos. Durante a ação, os funcionários foram rendidos e os suspeitos fugiram do local com os detentos.

+ Homens armados invadem a APAC e resgatam interno em Itabira

Horas depois, um Ford EcoSport branco, utilizado na fuga dos criminosos, foi encontrado incendiado nas proximidades da Lagoa do CDI e do campus local da Universidade Federal de Itajubá (Unifei) — o que demandou atuação do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG) para controlar as chamas.

+ Carro pega fogo perto da Unifei e pode ter sido usado na fuga de detentos da APAC em Itabira

Segundo a Polícia Militar, o veículo estava com placas adulteradas e havia sido roubado em fevereiro na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) — embora a corporação não tenha informado em qual cidade o veículo foi subtraído.

A Polícia Militar realizou o isolamento dos locais e acionou a perícia técnica. O caso segue sob investigação da Polícia Civil.

Exit mobile version