A Polícia Militar de Minas Gerais deflagrou, nesta quarta-feira (14), a operação Carretel para combater os crimes de tráfico de drogas e de associação para o tráfico no Aglomerado Morro do Papagaio, em Belo Horizonte. Foram cumpridos 13 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em face de pessoas que atuavam no tráfico de drogas na região.
O operação foi coordenada pela Diretoria de Inteligência da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) em atuação conjunta com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), por meio do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) Belo Horizonte e da 11ª Promotoria de Justiça de Crime Organizado da Capital. O combate contou com a atuação de 96 policiais militares e dois promotores de Justiça, cumprindo ao todo 13 mandados de busca e apreensão pessoal e domiciliar em face de pessoas que atuavam no tráfico de drogas no aglomerado.
A ação é fruto de investigações empreendidas em conjunto pelo MPMG e pela PMMG, que identificaram organização criminosa estruturada em franca atuação no tráfico de drogas no aglomerado. Com as investigações, as corporações perceberam a estrutura organizacional criminosa, bem como os envolvidos e a função que exerciam no grupo criminoso.
“As investigações prosseguirão, agora, com a análise dos materiais apreendidos, que podem auxiliar na identificação de eventual responsabilidade pelos crimes investigados e porventura praticados”, informou o Ministério Público.