A Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) comunicou, nessa terça-feira (5), o cancelamento do concurso público. A decisão foi anunciada pela corporação às vésperas das provas após o Supremo Tribunal Federal (STF) suspender o certame devido à restrição de 10% das vagas destinadas às mulheres.
As provas seriam aplicadas no próximo domingo, dia 10 de março, e o cancelamento frustrou candidatos. O Curso de Formação de Soldados da PMMG iria preencher 2,9 mil vagas espalhadas pelo estado. Segundo a Polícia Militar, os candidatos podem pedir a devolução do valor pago para a taxa de inscrição.
O pedido de suspensão do concurso da PMMG foi apresentado pela Procuradoria-Geral da República (PGR). O ministro Nunes Marques, do STF, reiterou decisões anteriores do Supremo, que também suspenderam concursos da PM e de Bombeiros em todo o país pelo mesmo motivo. A corporação informou que um novo edital do concurso será publicado futuramente, mas não especificou uma data.
Nos comentários do post da Polícia Militar de Minas Gerais no Instagram, alguns candidatos se mostraram decepcionados com o cancelamento do concurso.