A Prefeitura Municipal de Barão de Cocais iniciou a instalação de 60 placas de sinalização de conscientização turística e ambiental nos pontos turísticos da cidade. As placas estão sendo colocadas nas regiões do Castro, Cambotas e Cocais. O projeto é realizado por meio da Secretaria de Cultura e Turismo e Secretaria de Meio Ambiente com recursos do Fundo Municipal de Turismo.
O Conselho Municipal de Turismo aprovou a verba de R$30.000,00 (trinta mil reais) do Fundo Municipal de Turismo (FUMTUR) para ações de educação ambiental. Nos trabalhos de sinalização serão investidos aproximadamente R$10.000,00 (dez mil reais). O foco do projeto é contribuir com a educação ambiental no município, estimulando os cidadãos que visitam os atrativos turísticos a praticarem comportamentos que poderão auxiliar na preservação do meio ambiente de forma mais eficaz. As placas, além de fornecerem um convite à reflexões, orientam sobre descarte de resíduos, áreas de risco, cuidados para evitar queimadas entre outros.
Continuidade e planejamento
A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo firmou parceria junto a empresa JMN Mineração para que, juntas, elaborem o projeto e instalação de sinalização turística de todo o território cocaiense, com objetivo de atrair e orientar efetivamente o acesso daqueles que visitam Barão de Cocais. As placas de orientação turística contarão com tecnologia QR Code que proporcionará a integração em tempo real com o Google Maps. Todas as despesas oriundas do projeto, como fornecimento e instalações das placas serão custeados pela empresa. O projeto foi realizado por um Engenheiro de Trânsito cocaiense e a previsão é que o serviço seja concluído até o fim de novembro.
“Esses trabalhos nunca foram executados de forma tão ampla e com acompanhamento técnico em Barão de Cocais. Pela primeira vez, a cidade contará com projetos desse porte, que são cruciais para o desenvolvimento turístico de Barão de Cocais, que possui grandes belezas em seu território. Cuidar da base, organizar e orientar o trade turístico é fundamental para a atividade.”, diz o secretário de Cultura e Turismo, Gabriel Cassoli.