Um grande público participou da programação comemorativa dos 60 anos do município de João Monlevade. Cerca de 30 mil pessoas acompanharam as festividades na Praça do Povo, nos dias 27, 28 e 29 de abril.
Os cantores Zeca Baleiro, Diogo Nogueira e Talles Roberto foram as principais atrações.
Outras atividades culturais e lúdicas marcaram os 60 anos da cidade: shows com artistas locais, iniciativas culturais, brincadeiras infantis e a feirinha gastronômica. O Circuito Cultural do bairro Novo Cruzeiro, no dia 1º de maio, encerrou as comemorações.
A população monlevadense demonstrou muita satisfação com a programação. A moradora Vera Guedes esteve na Praça do Povo e expressou o seu contentamento. “A festa foi bem tranquila, bem gostosa, um ambiente familiar. Nós viemos trazer as crianças, para divertir um pouquinho e também comemorar o Dia do Trabalhador”. Carolina Aparecida Gomes compartilhou a mesma opinião e destacou a diversão das crianças. “A festa foi muito boa, legal, divertida. As crianças aproveitaram muito”. Já Ana Lúcia do Carmo enfatizou a organização, segurança e salientou a importância dessas iniciativas. “A festa está boa, organizada, com mais segurança. As crianças estão aproveitando, brincando. É isso que a gente está precisando mais”.
Valorização local
A programação dos 60 anos privilegiou os talentos do município. A diretora-presidente da Fundação Casa de Cultura, Nadja Lírio Furtado, declarou que a festa foi uma importante vitrine para os artistas da cidade. “Foi uma festa onde conseguimos impulsionar a quantidade de atrações locais, dando visibilidade aos nossos artistas e proporcionando um espaço para que eles pudessem mostrar seu talento e interagir com outros artistas de renome estadual e nacional. Isso não só reconheceu e validou seus trabalhos, mas também abriu portas para futuras oportunidades e colaborações. Essa ampliação do alcance de seus trabalhos é crucial para o desenvolvimento e reconhecimento da cena artística local”, apontou.
O prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT) enalteceu as comemorações dos 60 anos da cidade e enfatizou o planejamento estratégico para a garantia do sucesso de eventos de grande porte. Além disso, falou da importância de investimentos em iniciativas para o desenvolvimento social, cultural e econômico. Já o vice-prefeito, Fabrício Lopes (Avante) salientou que, solenidades como essa, fortalecem os laços comunitários e valorizam a história e a cultura local.
Atrações
Durante quatro dias, uma variedade de atrações tomou conta do palco da Praça do Povo. O Circo Tá no Ar, Soul do Jotta, Zé Mauro e Banda, MPBaixinhos, Baile do Madruga, Rômulo Ras, Banda do Bloco Então Brilha, Hellen Nonato e Banda e Referência Som do Reino garantiram momentos de muita animação e descontração.
No Novo Cruzeiro, houve apresentações de “Fumanchu e Dorival – uma dupla especial”, Áurea Gold/Samba & Pagode, Sabriny & Max e o rapper Matéria Prima.
.