A população cocaiense lotou o plenário da Câmara Municipal de Barão de Cocais, na manhã desta segunda-feira, dia 27, para participar da reunião com deputados federais integrantes da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) de Brumadinho. Os parlamentares foram ao município para ouvir a população atingida pelo risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior da Mina de Gongo Soco.
A CPI foi aberta para apurar o rompimento da represa em Brumadinho, no dia 25 de janeiro, que matou pelo menos 243 pessoas. Os trabalhos, no entanto, foram ampliados diante da ameaça de que novas barragens no Estado estão à beira de um colapso.
De acordo com o presidente da CPI, Júlio Delgado (PSB) o trabalho da CPI no município é acompanhar e apurar as denúncias contra a Vale. “Nossa visita é justamente para saber de que forma se encontram os moradores, principalmente aqueles que viviam nas proximidades do Gongo Soco. Estamos aqui para ouvi-los e estamos ouvindo inclusive denúncias graves que estão sendo levadas à CPI sobre a atuação da Vale no município”, declarou
A população recebeu os deputados com diversos cartazes de protesto contra a mineradora, que foram colados nas paredes e beirais da Casa Legislativa. Em uma das frases, assinada pela Comissão dos Evacuados, dizia: “A destruiu Socorro. A Vale destrói. As Instituições apoiam a destruição”. “O minério da Vale é banhado com sangue. A vale mata. é nazista”, dizia outro cartaz. “É muito importante a participação dos deputados aqui. Estamos vivendo de medo o tempo todo. Ninguém consegue dormir com receio de que o pior aconteça”, disse.