Cento e sessenta e quatro eleitores de Santa Bárbara que não votaram nem justificaram por três turnos ou mais nas últimas eleições terão os títulos de eleitor cancelados. De acordo como chefe do Cartório Eleitoral do município, Cledson Moreira Galinari, foi publicado o edital 15/2019, da 245ª Zona Eleitoral (que inclui Santa Bárbara e Catas Altas), com a lista dos eleitores sem quitação eleitoral, mas pouca gente aparecer para se regularizar.
Os cidadãos faltosos com a Justiça Eleitoral tiveram até o dia 6 de maio para resolver a situação. De 171 eleitores de Santa Bárbara em tal situação, de um total de 23.164, apenas sete compareceram. “São cidadãos que não votaram em três turnos. Faltaram um turno nas Eleições de 2016 e dois turnos nas Eleições de 2018, por exemplo”, explica Cledson.
Em Catas Altas, cidade que integra a Zona Eleitoral de Santa Bárbara, também há eleitores em situação irregular. São 27 de um total de 4.629 eleitores.
Como resolver
Uma vez cancelado, o título pode ser recuperado, mas há burocracia. Para isso, o eleitor precisa procurar o Cartório Eleitoral, pagar as multas referentes às eleições das quais não votou, o que incluirá no mínimo três, e fazer um procedimento de revisão cadastral: atualização de dados, biometria, dentre outros. Em algumas semanas um novo título eleitoral é emitido.
Para vários atos da vida é necessária a quitação eleitoral, como obtenção de passaporte ou posse em cargo público. “Algumas empresas também adotaram a política de exigir que o candidato a um emprego apresente a quitação eleitoral. Recebemos aqui muitas pessoas procurando a certidão de quitação eleitoral com essa finalidade”, afirma Cledson.
Biometria
Os eleitores de Santa Bárbara e Catas Altas, que fazem parte da 245ª Zona Eleitoral, também devem fazer o cadastramento biométrico. “A Justiça Eleitoral está fazendo um trabalho em todo o Brasil, que amentará a segurança no ato de votar, além de fazer uma identificação completa do eleitor, com uma base de dados do cidadão. A nossa zona eleitoral entrou no último lote de municípios que implantarão a biometria no estado de Minas Gerais”, explica o chefe do Cartório.
Ainda não há prazo para conclusão do cadastro, mas a orientação é que eleitores procurem a Justiça Eleitoral e já façam a identificação biométrica. O atendimento pode ser previamente agendado pelo telefone 148 ou pelo site do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) www.tre-mg.jus.br.