Na madrugada do último sábado (11), entre 2h e 3h, um poste destinado para instalação de câmeras de monitoramento do programa Itabira Segura e Conectada, da Prefeitura Municipal, foi furtado na esquina entre as ruas Camélia e Acácia, no bairro Juca Rosa. O equipamento, que tem cerca de nove metros de comprimento, já estava instalado e os criminosos precisaram desparafusar a sua base antes de subtraí-lo.
De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), o poste foi encontrado às margens da linha férrea, entre os bairros Juca Rosa e Colina da Praia. Ainda segundo a corporação, o local não tem acesso para veículos e, por isso, os criminosos precisaram transportar o equipamento a pé.
O poste também incluía uma caixa acoplada de alumínio contendo um disjuntor, uma régua para ponto de tomada elétrica e cabos de aproximadamente seis metros.
Procurada pelo portal DeFato, a Prefeitura de Itabira confirmou as informações sobre o crime e informou que “foi notificado um furto da estrutura no fim de semana. A empresa responsável pela instalação registrou o crime e o material já foi encontrado pela Polícia Militar em uma linha férrea próxima ao bairro da ocorrência”.
O Executivo municipal também afirmou que “será instalado um novo poste no local, dessa vez com novos engastes para evitar que o episódio se repita. O poste sustentará a mesma câmera prevista para o local, uma equipamento fixo de 360 graus”.