O vereador Heraldo Noronha Rodrigues (PTB), e o delegado Regional da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), Helton Cota, inauguraram na tarde desta quarta-feira, 11 de março de 2020, o posto de identificação da Polícia Civil na Câmara Municipal de Itabira. A partir de hoje serão emitidas 20 carteiras de identidade por dia por meio de agendamento.
Até então, o atendimento aos cidadãos de Itabira ocorria somente na sede da Delegacia Regional. No ano de 2019, foram confeccionadas cerca de 3.600 carteiras de identidade no município (uma média de quase 300 por mês). Deste total, 40% foram primeiras vias, e 60% segundas vias.
Com a parceria firmada entre a Polícia Civil e o Poder Legislativo de Itabira, espera-se dobrar o atendimento ao público em poucos meses, suprindo toda a demanda da cidade. A proposta visa evitar a formação de filas para o atendimento.
O novo posto de identificação funcionará de segunda a quinta-feira de 12h às 17h. O local conta com dois guichês para atendimento ao cidadão e o atendimento será feito por agendamento através do telefone 3839-1532.
Heraldo Noronha lembrou que o processo foi demorado devido à burocracia para liberação do Posto de Identificação, pois dependia também do Secretário Geral de Segurança da Polícia Civil do estado. O prazo de entrega é de 15 dias corridos e a carteira deve ser retirada no posto em que foi realizada a emissão.
Documentos necessários para emissão de carteira de identidade:
– 2 fotos 3×4;
– Comprovante de endereço atualizado;
– Se solteiro: Certidão de Nascimento atualizada e legível;
– Se casado: Certidão de Casamento atualizada e legível;
– Se divorciado: Certidão de Casamento Averbação de Divórcio atualizada e legível;
Em caso de 2ª ou outras vias – Comprovante de pagamento do Documento de Arrecadação.
Acesso ao Documento de Arrecadação: www.daeonline1.fazenda.mg.gov.br
Valor da taxa: R$ 74,23