Site icon DeFato Online

Praça do Areão terá novo esquema de segurança para o Festival de Inverno

Foto: Reprodução do projeto da FCCDA

Após a edição de 2022 ficar marcada pelo assassinato a tiros de um jovem de 18 anos, a Prefeitura de Itabira e a Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade anunciaram um novo esquema de segurança para os eventos da 49ª edição do Festival de Inverno, que serão realizados na Praça do Areão. Toda a imediação do local será fechada com uma estrutura metálica e o acesso do público só poderá ser feito após revista e apresentação de documento pessoal nas duas portarias de entrada.

Assim como no ano passado, os populares poderão levar bebidas em seus coolers e caixas térmicas – exceto em garrafas de vidro -, que também passarão por fiscalização de segurança. Dentro do ambiente, a Polícia Militar seguirá de forma permanente durante toda a realização do evento

‘Tivemos reuniões quase semanais para alinhar tudo com a Polícia, que estará presente de forma permanente em nossos eventos. Além disso, teremos uma empresa certificada e reconhecida pela Polícia Federal, brigadistas com curso de formação e uma parceria com a Cruz Vermelha Brasileira, dando suporte voluntário’’, disse Marcos Alcântara, superintendente da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade, durante o evento de lançamento do Festival de Inverno

Ambulâncias com UTI, saídas de emergências delimitadas e sinalizadas, pontos de segurança com visão 360º – no centro da praça -, também irão compor todo o projeto de segurança do evento. 

‘‘Pode acontecer algo? Pode acontecer em qualquer lugar, em qualquer momento. Em eventos isso não é diferente. Não conseguimos prever, mas o que temos feito é criar estratégias reais’’, respondeu Marcos ao ser questionado sobre o modelo de segurança. 

Além de todo aparato de segurança, a Praça do Areão irá contar com dois grandes palcos para shows, espaço para pessoas com deficiência, área de alimentação, brinquedos infláveis gigantes e setor de banheiros. Confira algumas fotos do projeto.

 

Inspirado no poema “Canção de Itabira’’ de Carlos Drummond de Andrade, o 49° Festival de Inverno tem público esperado de 50 mil pessoas, aproximadamente, para os 12 dias de evento. Serão realizadas oito oficinas, quatro vivências literárias, cinco vivências infantis, cinco espetáculos, três apresentações de congado, 20 shows, dois concertos, três performances poéticas, cinco mostras audiovisuais e três exposições.

No total, 4 estruturas temporárias serão espalhadas pela cidade: o Palco Brasil, para a universalização da cultura com grandes nomes da cena nacional; o Palco Canta Itabira, para as atividade locais, sendo um palco multiuso visando trazer a tona as diversas manifestações culturais; o Palco Rock, no Paredão da Rua Tiradentes, com o melhor do cover e o Palco Descentraliza, distribuído por bairros da cidade.

Exit mobile version