Com discurso cheio de análises da situação política e econômica do Brasil e propostas, pré-candidato à presidência Ciro Gomes (PDT) foi atração principal no seminário promovido pela Associação de Câmaras Municipais e Vereadores (ACAM), na sede do Legislativo de Conceição do Mato Dentro. O pedetista falou a um plenário cheio na noite dessa quinta-feira, 22 de fevereiro. Os deputados Alencar da Silveira Jr. (PDT) e Carlos Pimenta (PDT) acompanharam o pré-candidato.
Ex-prefeito de Fortaleza, deputado federal, governador do Ceará, Ministro da Fazenda e Ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes falou por cerca de três horas em Conceição do Mato Dentro. Ele analisou o atual cenário político nacional, reforçou suas propostas para uma provável candidatura à presidência do Brasil, e ainda abriu espaço para debater com os convidados.
Em uma cidade que agora experimenta o boom da mineração, Ciro aproveitou para abordar o setor. Para ele, o preço que atingiu o minério de ferro, e também o petróleo, anos atrás, mascarou os problemas econômicos do país. “Nós estávamos vendendo uma tonelada de minério de ferro por 190 dólares. O Brasil estava vendendo um barril de petróleo, que é outro produto tradicional nosso, por 110 dólares. Esses produtos explodiram de preço e mascararam o nosso desequilíbrio da conta industrial. Durante um certo tempo, nós estávamos vendendo os produtos tradicionais nossos por um preço artificial. A China estava bombando, crescendo a 14% por ano, mas despencou. E o que acontece quando o maior comprador de seu produto despenca? De 190 dólares, o minério foi para 38 dólares”, comentou.
Em outro trecho, ele destacou a representatividade do estado de Minas Gerais para o cenário político brasileiro. “Minas é berço de grandes políticos brasileiros como Itamar Franco, Juscelino Kubistchek e José Aparecido de Oliveira, que também tive a honra de conhecer, principalmente na época que trabalhei no desenvolvimento do Plano Real, junto como nosso grande amigo em comum, Itamar Franco”, afirmou, destacando o político que nasceu em Conceição do Mato Dentro.
O presidente da associação das Câmaras e do Legislativo de Conceição, João Marcos Otoni (PSL) se mostrou feliz com a oportunidade de levar um pré-candidato à Presidência ao município. Ele valorizou o papel da entidade enquanto fortalecedora das atividades parlamentares. “Ano passado trouxemos o governador Fernando Pimentel (PT), hoje, estamos trazendo o Ciro Gomes. A Câmara de Conceição sonha alto e tem, junto com o prefeito Zé Fernando de Oliveira (PMDB), a missão de promover um desenvolvimento histórico na nossa cidade”, disse.
A presença de Ciro Gomes em Conceição do Mato Dentro também foi motivo de festa para o PDT no município. Atual presidente da legenda, Sandro Heleno afirmou que a vinda do principal nome da sigla reaviva o partido na cidade. Os pedetistas sequer têm um vereador eleito em Conceição, mas busca coesão e novos filiados. “Nós defendemos uma ampla frente progressista num vácuo político que existe em Conceição do Mato Dentro. Os últimos governos aqui sempre foram ideologicamente conservadores e mais tradicionais, alinhados à centro-direita. O que queremos é propor novas ideias para pluralizar a política local”, disse.
Sandro fez questão de ressaltar que a ideia e o esforço em trazer o Ciro foi do conceicionense Danilo Seabra, que atualmente é filiado ao partido. Ao fim do encontro, Sandro Heleno, que é itabirano, ainda recebeu um convite para atuar mais próximo da campanha do pré-candidato.