Os pneus agrícolas são uma parte muito importante do maquinário e precisam ser escolhidos da forma correta, caso contrário, eles podem trazer prejuízos e aumentar o desgaste dos equipamentos, o que acarretaria em uma necessidade de manutenção em um menor espaço de tempo. É fato que com o passar do tempo e o avanço da tecnologia, os modelos de tratores estão passando por processos de inovação e com eles, todas as peças e acessórios também.
Assim como existe uma grande variedade de máquinas agrícolas e cada uma delas é responsável pelo desempenho de diferentes atividades, os pneus também possuem diferentes tipos e modelos, para que seja possível atender a toda essa variedade de equipamentos disponíveis no mercado. Por isso é necessário entender qual o mais indicado para a sua necessidade e evitar transtornos desnecessários, para isso, leia o artigo a seguir até o final e confira todas as dicas que separamos para você.
Principais características e tipos de pneus
Os pneus de trator à venda são produzidos com uma borracha que é fixada em uma malha de tecidos com aço e isso serve para dar tração para a máquina e ainda segurar o ar comprimido. A principal característica que difere os pneus agrícolas dos demais, por exemplo, é que ele é projetado para conseguir trabalhar em condições mais instáveis e em solos mais arenosos e ainda fazer o transporte de cargas maiores e mais pesadas também.
Os modelos mais comumente usados são os diagonais, radiais, de implemento e de flutuação. Porém, existem também os florestais, o fora de estrada, também conhecido pela sigla OTR e aqueles que são de uso industrial.
Diagonal
Esse modelo recebe esse nome por causa das lonas que são organizadas em forma de diagonal, o que faz com que elas fiquem uma sobrepostas a outra. Neste caso, a sustentação da lona se dá através de fibras têxteis. O seu uso é indicado para os terrenos que possuem variações topográficas, isso porque ele é muito resistente a impactos, possui uma boa elasticidade e uma vida útil mais longa. Por ter uma boa estabilidade e aderência, ele também oferece um controle maior para quem está operando a máquina.
Radial
Aqui as lonas ficam agrupadas no mesmo sentido que o raio, o que consequentemente faz com que a área de rodagem seja mais rígida e que o pneu seja mais resistente quando entra em contato com o solo. Esse é o modelo mais comum e também considerado o mais moderno.
De alta flutuação
Sua alta tração é considerada uma das principais características desse modelo e traz como consequência uma menor compactação do solo. Essa é uma ótima vantagem, pois um solo compactado afeta diretamente nos resultados da produção agrícola.
De implemento
Esse modelo é muito conhecido por sua alta capacidade de adaptação a qualquer modelo de rebocador, como, por exemplo, os vagões, tratores de plantação e semeadores. As suas bandas oferecem uma maior resistência ao rolamento.