O prédio do Instituto de Educação de Minas Gerais (Iemg), em Belo Horizonte, atingido por um incêndio na manhã dessa quarta-feira (22), receberá obras de restauro e reforma previstas em um valor de R$ 30 milhões. As aulas no Iemg serão retomadas na próxima segunda-feira (27), em um prédio próximo à unidade original.
A Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE-MG) informou que as atividades pedagógicas serão retomadas na próxima segunda-feira (27), sendo que os alunos do ensino médio serão realocados temporariamente. “Para alocação temporária dos alunos do ensino médio, uma equipe técnica da SEE/MG e da Superintendência Regional de Ensino (SRE) Metropolitana A, responsável pela coordenação da escola, estão avaliando um local próximo e com estrutura adequada para receber os estudantes, até que as obras do IEMG sejam concluídas”, comunicou a Secretaria. Já os estudantes do ensino fundamental, que têm aulas no prédio anexo ao que registrou o incêndio, que não foi atingido pelo incêndio, também retomam as atividades na segunda.
Ainda segundo a Secretaria de Educação, os projetos para reforma e restauração completa do prédio estão em fase de orçamento pelo Departamento de Edificações e Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG). “A previsão é que o edital de licitação da obra seja publicado ainda neste semestre, assim como a implantação do projeto do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), o qual inclui a instalação de um sistema de alarme para incêndio”, declarou.
O Corpo de Bombeiro de Minas Gerais, que fez a vistoria do local, está elaborando o laudo e as providências que deverão ser adotadas pela SEE/MG. “Ressaltamos, ainda, que o incêndio afetou apenas uma sala da unidade e não causou estragos na estrutura do prédio, desta forma, o cronograma e orçamento previsto para as obras não será alterado”, esclareceu a Secretaria.
O que diz o Corpo de Bombeiros
Sobre o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros, a corporação disse que o o Instituto de Educação já tem projeto aprovado e que está em processo de regularização. Para que haja a regularização, é necessário que a edificação tenha o Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB), documento que certifica que uma edificação cumpra com todas as medidas de segurança contra incêndio e pânico para o seu funcionamento.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o Instituto de Educação de Minas Gerais está em processo de regularização e dessa forma, a edificação possui projeto aprovado e os ajustes ainda estavam sendo feitos, o que não impede o funcionamento do local.