O prefeito de Coronel Fabriciano, Dr. Marcos Vinicius da Silva Bizarro (PSDB), foi condecorado com a Medalha da Inconfidência, maior comenda concedida pelo Estado de Minas Gerais. A cerimônia aconteceu na manhã desta quinta-feira (21), em Ouro Preto. A data marca os 230 anos de morte de Tiradentes, mártir da Inconfidência Mineira e Patrono Cívico da Nação.
Segundo o Conselho Permanente da Medalha, “os agraciados são pessoas que trabalharam durante o ano em favor do Estado e de nossa população”. O Conselho da Medalha é formado por dirigentes de órgãos dos três poderes estaduais, de universidades e de outras instituições. As homenagens foram conduzidas pelo governador Romeu Zema (Novo).
“Quando entrei na política, no meu primeiro mandato em 2017, meu único objetivo era devolver a dignidade para os cidadãos de Coronel Fabriciano. E desde então, graças a Deus, mesmo diante de cenários mais adversos, conseguimos avançar e a cidade não parou. Conseguimos fazer investimentos importantes; ofertar serviços que são de direito do cidadão com qualidade; dar visibilidade aos potenciais da nossa cidade; colocar Fabriciano no mapa do desenvolvimento e fazer com que as pessoas sintam orgulho de viver aqui”, resumiu o prefeito.
“Estou muito honrado com a comenda. Não é uma conquista do Dr. Marcos, mas da população de Coronel Fabriciano”, agradeceu Dr. Marcos Vinicius, recentemente eleito presidente da Associação dos Municípios Mineiros (AMM).
Suspensa por dois anos por causa da pandemia de Covid-19, a solenidade ocorreu em dois momentos. A cerimônia iniciou com a colocação da coroa de flores no monumento em homenagem ao mártir, na presença dos Dragões da Inconfidência da Polícia Militar de Minas Gerais, na Praça Tiradentes. Já a homenagem aos agraciados foi realizada no Centro de Artes e Convenções da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop). Este ano, a entrega das medalhas será feita, posteriormente, no Palácio da Inconfidência, sede da ALMG.
Medalha da Inconfidência
Criada em 1952, pelo governador Juscelino Kubitschek, a medalha tem quatro graus: Grande Colar, Grande Medalha, Medalha de Honra e Medalha da Inconfidência. A cerimônia é realizada tradicionalmente em 21 de abril, Dia da Inconfidência Mineira, movimento de independência que teve como epicentro a cidade de Ouro Preto, no século XVIII. Todos os anos, a capital do Estado é simbolicamente transferida para Ouro Preto durante a celebração.
Três vezes condecorados
São três as medalhas mais importantes de Minas Gerais: Medalha da Inconfidência (2022); Medalha Santos Dumont (2019) e Medalha JK (2018). Tais honrarias são concedidas às personalidades e instituições do cenário político, econômico, social e cultural de Minas e do país. Os homenageados são reconhecidos pelas contribuições no desenvolvimento do Estado e por relevantes serviços prestados à população mineira.
*Com informações da Prefeitura de Coronel Fabriciano