Na última sexta-feira (12), Ailton Guimarães (Avante), prefeito de Nova União, tomou posse como presidente da Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Rio Piracicaba (Amepi). Ele assume o cargo em substituição ao prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), que precisou deixar o comando da entidade para disputar as eleições municipais deste ano. A solenidade aconteceu em João Monlevade, onde fica a sede da instituição.
Ailton Guimarães, que está no último ano do seu segundo mandato como prefeito de Nova União — e, por isso, não pode tentar a reeleição —, comandará a Amepi pelos próximos meses, até o fim de dezembro de 2024. A associação tem como objetivo cooperar com o desenvolvimento sustentável dos municípios da microrregião do Médio Rio Piracicaba.
Em seu discurso de posse, o prefeito de Nova União ressaltou que tem se especializado em neurociência e psicologia positiva para lidar com as pressões da gestão pública, o que tem ajudado a encontrar equilíbrio e lidar melhor com as tomadas de decisões. Ele se mostrou entusiasmado para aplicar esses conhecimentos na presidência da Amepi e contribuir para o desenvolvimento regional.
“A colaboração entre prefeitos é fundamental e é gratificante ver o sucesso de cada um. Agradeço a confiança depositada em mim, há desafios a enfrentar”, afirmou Ailton Guimarães.
Na mesma solenidade, também foi oficializada a renúncia de Fernando Rolla (Avante), prefeito de São Domingos do Prata, como secretário da Amepi. Assim como Marco Antônio Lage, ele também tentará a reeleição em seu município.
Estiveram na solenidade de posse do novo presidente da Amepi: Francisco Castro Souza Filho “Nando de Chiquito Trajano” (MDB), prefeito de Dionísio; Raimundo Nonato Barcelos “Nozinho” (PDT), prefeito de São Gonçalo do Rio Abaixo; Saulo Morais (Patriota), prefeito de Catas Altas; Augusto Henrique (Cidadania), prefeito de Rio Piracicaba; José Bráulio Aleixo (PTB), prefeito de Dom Silvério; Laércio José Ribeiro (PT) e Fabrício Lopes (PMDB), prefeito e vice-prefeito de João Monlevade, respectivamente; Alcemir Moreira (DEM), prefeito de Santa Bárbara; e Rosilane Taveira Basílio, prefeita de Bela Vista de Minas.