Prefeito diz que leitos de enfermaria estão esgotados e faz apelo aos itabiranos

Marco Antônio pediu à população que evite “aglomerações” e “festinhas”

Prefeito diz que leitos de enfermaria estão esgotados e faz apelo aos itabiranos
Foto: Thamires Lopes/DeFato
O conteúdo continua após o anúncio


O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), utilizou suas redes sociais para fazer um apelo aos itabiranos neste sábado (13). O chefe do executivo municipal alertou a população sobre o cenário gravíssimo em toda a região no que se refere ao combate à pandemia. Segundo ele, todos os leitos de enfermaria e UTI do município estão ocupados.

A reportagem da DeFato apurou, junto a membros da Prefeitura, que 47 dos 55 leitos de enfermaria – o equivalente a cerca de 85% do total – do Hospital Municipal Carlos Chagas estavam ocupados até ontem (11). No Hospital Nossa Senhora das Dores, a ocupação é completa.

O prefeito também ressaltou que a autarquia tem trabalhado para adquirir leitos, testes rápidos e vacinas. A intenção é promover uma testagem em massa para frear, principalmente, o efeito dos assintomáticos, que compõem cerca de 80% dos contaminados.

“Estamos buscando comprar também os testes para fazer testagem em massa logo depois (de comprar os leitos), porque sabemos que 80% das pessoas contaminadas são assintomáticas. E o nosso RT, que é o índice de contaminação na região, está entre 1.15 e 1.20. Ou seja, para cada 100 pessoas contaminadas, elas transmitem o vírus para mais 115, 120 pessoas. Enquanto não estancarmos essa realidade, baixarmos isso para menos de um, realmente vamos continuar vivendo nesse estado de calamidade”, disse.

Segundo Marco Antônio, caso a situação permaneça muito ruim, Itabira terá de aderir a um lockdown, o que desequilibraria a economia da cidade, na visão do político. Para evitar este problema, ele fez um apelo à população.

“A gente quer voltar rápido, e para isso só tem uma solução: é a consciência para que fique em casa neste momento. O isolamento social é, sem dúvidas, a grande solução para este momento. E depois, mais do que isso, a gente fazer um esforço para trazer a vacina o mais rápido possível para imunizar a população. Por isso peço a cada um de vocês que colabore, fique em casa, nada de aglomeração neste momento, nada de festinhas”, destacou.

Trabalho de desinfecção

Na tarde deste sábado, uma equipe da Itaurb esteve nas ruas itabiranas realizando o trabalho de desinfecção à base de água com cloro.

Duas praças no Campestre (uma localizada perto da Igreja do Rosário e outra próxima ao Lar de Ozanam), pontos de ônibus e uma quadra do mesmo bairro foram alguns dos locais contemplados pela ação. O trabalho deverá ser realizado novamente na próxima segunda-feira (15).