O prefeito eleito de João Monlevade para comandar a Prefeitura nos próximos quatro anos, Laércio Ribeiro (PT) e o vice Fabrício Lopes (Avante) já têm a equipe para a transição de governo estabelecida. Eles assumem o Executivo no dia 1° de janeiro de 2021. Nessa segunda-feira (24), uma reunião entre representantes da nova liderança e membros do governo de Simone Moreira (PTB) definiram detalhes de como será a passagem.
Ao todo, 15 membros formarão a comissão de forma voluntária. O grupo terá a missão de acompanhar os trabalhos dos setores públicos, entender o seu funcionamento, realizar adequações e facilitar a transição da pasta em janeiro.
Seleção
Os nomes escolhidos por Laércio Ribeiro apresentam algumas novidades. Primeiramente, quem coordenará à transição é Geraldo Giovani Silva, que desde 1986 tem atividades com o Partido dos Trabalhadores. O vice-prefeito Fabrício Lopes também estará nesta etapa do processo. Juntam-se a eles, a ex-presidente o Conselho Municipal da Saúde, Amélia do Rosário Barbosa; Antônio Penido Simas; Cristiano Vasconcelos de Araújo e o contador Fernando Barbosa.
Além deles, o jornalista Geraldo Magela Gonçalves, popularmente conhecido como “Dindão”; Geraldo Miguel de Souza (conhecido como “Lado da ACM”); Geraldo Vieira Amaral; Hugo Lázaro Marques Martins, professor Pós-Doutorado em Democracia e Direitos Humanos pela Universidade de Coimbra (Portugal), integram a equipe.
O alcunhado “Juninho da Cemig”, ou se preferirem, José Firmo do Carmo Júnior também estará na comissão, assim como Marco Antônio Penido Simas; Maria do Sagrado Coração Rodrigues Santos; a pedagoga Marinete da Silva Morais e a dirigente partidária Nádia Cota Guimarães. A cantora e ativista Nadja Lírio Furtado, que constantemente frequenta as reuniões de Câmara como militante, estará integrando a equipe.