O prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães (PTB), estendeu o ponto facultativo no serviço público municipal por mais dois dias. O novo decrete estabelece a medida para terça-feira e quarta-feira, 29 e 30 de maio. Com o feriado na quinta-feira (31) e o ponto facultativo já estipulado para a sexta-feira (1º), a maioria dos serviços ficam parados durante toda a semana. O chefe do Executivo afirmou que ele e a equipe do gabinete de crise voltarão a avaliar a situação na segunda-feira que vem, caso a paralisação dos caminhoneiros não termine até lá.
Ronaldo concedeu entrevista coletiva à imprensa na manhã desta segunda-feira, 28 de maio, ao lado do comandante do 26º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Hudson Ferraz. Sem muitos detalhes, os dois afirmaram que todos os esforços estão sendo feitos para evitar que os serviços essenciais sejam prejudicados em Itabira.
Segundo o prefeito, o município busca alternativas para conseguir combustível para manter todos os serviços em funcionamento pleno. Ronaldo afirmou que não poderia informar detalhes sobre essa movimentação e que o planejamento ainda não está totalmente definido, mas disse esperar que nos próximos dias haja combustível disponível para os veículos que prestam serviço à população.
O primeiro decreto do prefeito, assinado na semana passada, conferia ponto facultativo nas repartições municipais até esta segunda-feira. Com a nova determinação, o período se estende. Os hospitais funcionam normalmente, apenas as cirurgias eletivas foram suspensas. Já as UBSs aderem ao ponto facultativo determinado.
Na educação, as escolas municipais seguem sem aulas até segunda-feira. Uma preocupação é com a merenda dos estudantes. Ronaldo Magalhães comentou que o gabinete de crise faz um levantamento da quantidade necessária para atender aos alunos e que alternativas para esse abastecimento estão sendo estudadas, caso o transporte rodoviário continue em mobilização.
A Itaurb atenderá em regime emergencial, como é feito desde a última sexta-feira. Pontos com maior aglomeração de resíduos, como hospitais, recebem prioridade. A empresa pública anunciou que só tem combustível para colocar os caminhões nas ruas até esta terça-feira. Questionado sobre isso, Ronaldo afirmou que os planejamentos traçados para conseguir combustível para o município também inclui a Itaurb, para manter, pelo menos, o esquema emergencial atual.
Sobre o Saae, o prefeito declarou que a autarquia possui bom estoque dos produtos necessários para fazer o tratamento da água e combustível suficiente para os próximos dias. Não há risco de faltar água, segundo Ronaldo Magalhães.
“Minha esperança é que a situação se normalize nos próximos dias, até o fim de semana. Caso contrário, voltaremos a avaliar novas medidas na segunda-feira. O que não quer dizer que não estaremos trabalhando todos esses dias. Estamos conversando constantemente e acompanhando tudo. A gente percebe que o governo federal está cedendo no que é reivindicado. Espero que tudo se normalize logo”, comentou o prefeito.