Na tarde desta quarta-feira (13/03), durante o Fórum de Cidades Digitais e Inteligentes da Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG), realizado Teatro Municipal Antônio Roberto de Almeida, em Santa Luzia, prefeitos, secretários e servidores de diversos municípios da Região Metropolitana de Belo Horizonte conheceram um pouco das mais modernas soluções em telecomunicação, conectividade e segurança cibernética voltadas para os municípios mineiros.
Durante o evento, o vice-presidente da Valenet, Vítor Valverde e o líder Comercial, Carlos Peres, apresentaram os serviços da empresa mineira disponibilizados para cidades que desejam usar a tecnologia para melhorar a qualidade de vida dos cidadãos e tornar os serviços públicos mais eficientes.
Em sua palestra, sob o tema Soluções em tecnologia para Cidades Digitais, Vítor Valverde lembrou que a Valenet está presente no mercado mineiro há mais de 25 anos e oferece uma ampla gama de serviços modulares para municípios de todos os tamanhos e de todos os portes.
Segundo o vice-presidente, os gestores municipais precisam estar nos trilhos da digitalização e da inteligência de dados para garantir a qualidade dos serviços e construir a sustentabilidade da gestão pública para os próximos 20 anos.
“Queremos ser bons parceiros e, junto aos municípios mineiros, construir soluções tecnológicas cada vez mais eficazes. Sabemos que cada município tem suas necessidades e sua realidade. Por isso, oferecemos soluções modulares e adaptadas por meio de nossa rede óptica, que hoje está presente em mais de 100 localidades do estado e preparada para expansão imediata””, destaca o vice-presidente.
Comunicação unificada
Para facilitar o dia a dia das prefeituras e melhorar a comunicação entre os serviços públicos e o cidadão, a Valenet oferece serviços que permitem que os órgãos municipais possam integrar chamadas de voz, mensagens instantâneas, videoconferências e colaboração em equipe em uma única plataforma.
“Nossa solução adapta-se às necessidades de cada município, independentemente do tamanho ou da localização. O serviço de comunicação unificada apresenta-se como a grande solução para as prefeituras que pretendem melhorar a forma de conectar seus servidores com a população e oferecer a melhor prestação do serviço público”, ressalta.
Praças conectadas
Uma outra solução tecnológica apresentada por Valverde foi o Wi-Fi público, que é capaz de ampliar a cobertura de internet por bairros pontos estratégicos da cidade, como praças, parques, escolas e equipamentos públicos propiciando mais inclusão e conectividade para residentes e visitantes.
“A melhoria na qualidade de vida da população impacta, diretamente no reconhecimento da gestão pública e no sentimento de pertencimento à cidade. Por isso a inclusão digital é tão importante para nossos municípios”, destaca o vice-presidente.
Telemedicina
O serviço de telemedicina também foi apresentado aos participantes do evento. Essa solução, oferecida pela Valenet, pode facilitar o monitoramento remoto da saúde dos pacientes, permitindo a detecção precoce de problemas e a promoção de hábitos saudáveis. “Além da redução do gasto público municipal a tecnologia traz agilidade no atendimento e fornece dados estatísticos que podem direcionar a criação de políticas públicas voltadas para o cuidado e prevenção da população”, enfatiza o gestor.
Infraestrutura
Outro tema levantado por Valverde durante o encontro foi a adoção de medidas necessárias de segurança para que as cidades se tornem digitais. Sob esse tema, a tecnologia de videomonitoramento colabora efetivamente com essa maior proteção, pois pode ser utilizada para reconhecimento facial, identificação de placas de veículos, informar problemas com a iluminação de uma rua ou praça etc.
“Na verdade, sistemas de videomonitoramento eficientes, além de contribuírem para a gestão do trânsito nas cidades, podem detectar situações perigosas em todos os espaços públicos, possibilitando a ação antes que elas se agravem”, salienta Valverde.
Segurança na rede
Ao finalizar a apresentação da Valenet, foram apresentadas algumas tecnologias, que se trabalhadas de forma conjunta, desempenham papéis essenciais na segurança cibernética das cidades. Algumas delas, como o SD-Wan são capazes de gerenciar redes em larga escala. O Firewall Next Generation, oferecido pela Valenet aos municípios mineiros, é uma solução supermoderna, alimentada por inteligência artificial que oferece máxima proteção antivírus, bloqueando ameaças digitais nos municípios em tempo real. Já o serviço Anti-DDoS garante a disponibilidade dos serviços públicos digitais, protegendo dados e prevenindo ataques.
“Todas essas tecnologias, que disponibilizamos para os municípios clientes e parceiros, fornecem uma infraestrutura de rede robusta e segura, protegendo as cidades contra ameaças cibernéticas e garantindo a continuidade dos seus serviços públicos” concluiu Valverde.
Presença no evento
Também durante o evento, em estande comercial, a equipe da Valenet fez demonstrações do dos principais serviços e equipamentos disponibilizados para os municípios mineiros, como soluções de segurança e mitigação de ataques. E ainda, apresentou o mapa de cobertura de redes e fez simulações, em tempo real, do uso do videomonitoramento e de câmeras térmicas.
Direcionado sobretudo para pequenos e médios municípios, o Fórum é um evento regional que visa promover a troca de informações sobre o uso de tecnologia no aprimoramento da gestão pública, além do acesso a soluções inovadoras para a promoção do desenvolvimento socioeconômico das cidades. O evento, que tem como público – alvo prefeitos, gestores, secretários e servidores públicos.
Acompanhe a Valenet nas redes sociais:
Instagram: instagram.com/valenet_oficial
Facebook: facebook.com/valenetoficial
LinkedIn: linkedin.com/company/valenet
YouTube: youtube.com/valenet_oficial