A cerimônia para diplomação dos eleitos em João Monlevade e Rio Piracicaba ocorreu na manhã desta quarta-feira (16), através do YouTube da Câmara Municipal de Monlevade. O ato simbólico durou cerca de 37 minutos. Estiveram presentes os prefeitos e vices eleitos das duas cidades, os vereadores eleitos e suplentes. Além deles, a chefe do Cartório Eleitoral, Hortência Trindade, o juiz da 150° Zona Eleitoral, Estevão José Damazo, o promotor eleitoral, Igor Citeli e entidades públicas. A transmissão foi aberta ao público nas redes sociais, e ainda pode ser acessada neste link.
No discurso de diplomação, o prefeito eleito, Laércio Ribeiro (PT), prometeu governar para todos, sem qualquer distinção ou discriminação, além disso, que a situação do coronavírus tem preocupado bastante a sua nova equipe. O período chuvoso que está por vir também promete ser um dos problemas para Laércio lidar.
“Lembrando que há 24 anos passei por outra posse. Deixamos a cidade preparada para o futuro quando saímos do comando, portanto, tenho experiência para assumir o município. Sabemos que muitos desafios nos aguardam, a segunda onda do coronavírus, a economia nacional encontra-se em frangalhos, e a municipal estamos com a equipe de transição analisando. Nossa prioridade é atender os que mais precisam, com transparência e racionalidade”, afirmou o prefeito eleito durante a cerimônia de diplomação virtual.
Rio Piracicaba
O prefeito eleito de Rio Piracicaba com 47,54% dos votos, Augusto (Cidadania), não tomou posse da palavra durante a diplomação, no entanto, esteve presente, assim como a vice Aparecida Araújo (Cidadania), além dos 9 vereadores eleitos do município, sendo eles: Rômulo Inácio (PSDB), Juliano de Lauzim (PSDB), Nozinho do Caxambu (Cidadania), Cidinha (PP), Leon da Farmácia (PSB), Anderson Tavares (Cidadania), Antônio Guedes (PDT), Augustinho Bueno (PSDB) e Eraldo do Gás (Patriota).
João Monlevade
Além do prefeito eleito, o vice Fabrício Lopes (Avante) também participou da cerimônia. Além deles, os vereadores eleitos que foram diplomados são: Leles Pontes (Republicanos), Revetrie Teixeira (MDB), Belmar Diniz (PT), Thiago Titó (PDT), Tonhão (Cidadania), Doró da Saúde (PSD) e Rael Alves (PSDB).
Além deles, foram diplomados os vereadores Percival Machado, conhecido popularmente como Doutor Presunto (PDT), Gustavo Prandini (PTB), Pastor Lieberth (DEM), Fernando Linhares (DEM), Andrea Peixoto (PTB), Marcos Dornelas (PDT), Gustavo Maciel (Podemos) e Bruno Nepomuceno Braga, alcunhado de Cabeção (Avante).
Coronavírus
O juiz Estevão Damazo e o representante do Ministério Público, Igor Citeli, destacaram a atuação dos eleitos como papel primordial para a construção de uma sociedade igualitária e justa. Além disso, o juiz prezou por ressaltar que, como representantes do povo, tudo o que eles fizerem a partir de agora têm ressonâncias. Por esse modo, pensar antes de agir é sempre importante.
A situação do coronavírus tanto no município, quanto em aspecto nacional, Igor destacou que não será fácil a retomada da economia municipal e que a segunda onda trouxe mais dificuldades ainda. Desse modo, quem entrar no Legislativo e no Executivo de ambas as cidades terá uma difícil missão de assumir um cenário de calamidade.