A barragem de contenção da Lagoa do Nado, no bairro Itapoã, em Belo Horizonte, se rompeu nessa quarta-feira (13) após forte chuva que atingiu a capital mineira, e ainda não há previsão de quando voltará a ter o curso d’água cheio. A Prefeitura de BH informou, nesta quinta-feira (14), que ” iniciou a contratação de uma inspeção especial, com consultor especializado externo, para elaborar um relatório detalhado sobre as possíveis causas e ações a serem adotadas para restabelecer o espelho d’água”.
Ainda segundo o Município, serão feitos os estudos e projetos, após essas primeiras análises, para a reconstrução da barragem por meio de processo licitatório. “Ainda não é possível estimar o início das obras, mas a PBH trabalhará para agilizar as ações”, informou o Executivo.
De forma paralela, uma equipe da Prefeitura de BH trabalha no local para a limpeza e requalificação da área onde a água da lagoa do Nado passou após o rompimento, evitando a obstrução das redes de drenagem.
“Equipes da Fundação Municipal de Parques, Guarda Municipal, Ibama e Secretaria Municipal de Meio Ambiente seguem também trabalhando no resgate de animais atingidos e analisando os prejuízos causados à fauna do parque, que tem 311 mil metros quadrados de área”, informou a nota divulgada pela Prefeitura.