A Prefeitura de Belo Horizonte anunciou que determinou às empresas de ônibus que o quadro de horários dos dias úteis típicos do transporte coletivo da capital deve ser mantido durante o mês de julho. Durante as férias escolares deste mês, em que há uma diminuição de cerca de 13% no movimento de passageiros, o número de viagens era reduzido. No entanto, o Município informou que neste ano todas as linhas vão operar com o quadro de horários de dias úteis entre os dias 17 e 31 deste mês.
Segundo a Prefeitura, a medida faz parte da política de melhoria no transporte público para o usuário, adotada com a sanção pelo prefeito Fuad Noman da Lei 11.458/23 – que trata do novo modelo de remuneração do serviço em que parte dos custos é arcada pelo município. “Desde esse sábado (8) o número de viagens do transporte coletivo já começou a ser ampliado com 155 novas viagens de 104 linhas. Nos dias úteis, 62 linhas tiveram o acréscimo de 185 viagens desde essa segunda-feira (10)”, disse a Prefeitura. Confira os quadro de horários no Portal.
Agentes da Superintendência de Mobilidade de Belo Horizonte (Sumob) e da BHTrans devem monitorar diariamente a operação das linhas de ônibus nas estações e por meio das câmeras no Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte (COP-BH).
Os usuários podem registrar as reclamações por meio do aplicativo PBH APP, pelo WhatsApp (31) 98472-5715 ou no Portal de Serviços. Os dados registrados auxiliam no direcionamento das equipes de fiscalização. As reclamações também são enviadas às concessionárias para apuração dos problemas relatados pelos passageiros.