Na tarde desta quinta-feira (9), a assessoria de comunicação da Prefeitura de Itabira confirmou que o secretário municipal de Obras, Transporte e Trânsito, Danilo de Alvarenga Freitas, deixará o comando da pasta — mas ainda não informou se ele será remanejado para outro cargo ou desligado do governo Marco Antônio Lage (PSB). O portal DeFato havia antecipado a informação na noite de quarta-feira (8).
Ainda conforme as informações do Executivo, a decisão de deixar o cargo partiu do próprio Danilo Alvarenga, mas sem entrar em maiores detalhes do que pode ter motivado a decisão. A engenheira ambiental Elaine Aparecida Mendes, servidora de carreira na Prefeitura de Itabira, deverá assumir a pasta.
Advogado por formação, Danilo Alvarenga assumiu a Secretaria de Obras em fevereiro de 2022, no lugar de José Maciel de Paiva, que, à época, foi realocado na assessoria de Projetos e Captação de Recursos.
Antes, Danilo Alvarenga passou pela presidência da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e pela chefia de Gabinete — quando substituiu o também advogado Alfredo Lage, sobrinho do prefeito.
Dança das cadeiras
Informações extraoficiais indicam que Danilo Alvarenga pode se tornar secretário de Governo, ocupando o lugar de Bernardo de Souza Rosa, vereador licenciado que deve retornar à Câmara Municipal.
A reorganização administrativa do Executivo também pode afetar Klaus Amann, que deve deixar as suas funções na Secretaria de Desenvolvimento Urbano. Ainda não se sabe se ele sairá do governo ou se será remanejado para outro cargo. Antes do Desenvolvimento Urbano, Klaus Amann comandou a Secretaria de Administração.
O portal DeFato ainda tenta confirmar as saídas de Bernardo Rosa e Klaus Amann, assim como se haverá outras alterações no primeiro escalão da Prefeitura de Itabira.