A Prefeitura Municipal de Itabira promoveu uma mudança significativa na Secretaria de Governo. Danilo de Alvarenga Freitas, que comandava a pasta desde março de 2023, foi exonerado para dar lugar a Roberto Ferreira Chaves – que já responde pela secretaria desde esta sexta-feira (1º)
Em suas redes sociais, Danilo Alvarenga disse que a decisão de deixar o cargo foi de “caráter pessoal” e comunicada previamente ao prefeito Marco Antônio Lage (PSB). Advogado por formação, Danilo chegou à Secretaria de Governo para ocupar o lugar de Bernardo de Souza Rosa (PSB), vereador que estava licenciado do cargo e logo após retornou à Câmara Municipal.
Antes, Danilo Alvarenga já havia passado pela Secretaria de Obras, pela presidência da Empresa de Desenvolvimento de Itabira (Itaurb) e a chefia de Gabinete — quando substituiu o também advogado Alfredo Lage, sobrinho do prefeito.
Novo titular da pasta
O Decreto nº 6192, de 31 de Outubro de 2024, nomeeu Roberto Ferreira Chaves como o novo Secretário de Governo da Prefeitura Municipal de Itabira. Roberto, que já foi vereador por três mandatos na cidade – tendo ocupado a presidência da Câmara Municipal em 1997 e 2002 – também foi vice-prefeito do município nos dois mandatos de João Izael Querino Coelho: 2005/2008 e 2009/2012.
Ainda como político, Roberto foi candidato à Prefeitura de Itabira em 2012, onde foi superado no pleito por Damon Lázaro de Sena. Neste ano, durante a campanha política, Roberto Chaves apoiou e caminhou na candidatura à reeleição de Marco Lage.