A Associação dos Catadores de Materiais Recicláveis de Itabira (Ascamarita) recebeu caminhão e uma empilhadeira para a tarefa dos cooperados. Os maquinários serão utilizados na recuperação de materiais reutilizáveis, com foco numa economia sustentável. Esse trabalho promove a redução de resíduos sólidos e contribui para a preservação do ecossistema.
A Ascamarita recebeu os equipamentos na sexta-feira (6) por meio de um convênio com a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e emenda parlamentar.
Lucimar Silva, presidente da associação, afirma que os novos equipamentos facilitarão o transporte dos materiais coletados. “Vai ajudar muito na coleta, já que a gente não tinha um grande caminhão para esse serviço. A empilhadeira nos auxiliará no transporte dos fardos, do material pesado. O trabalho que a gente faz é muito importante para a cidade, porque além de ajudar no meio ambiente, ainda gera empregos”, afirma.
O vice-presidente da Ascamarita Júlio César relembra a origem da parceria para a compra do maquinário. “Tudo começou com uma conversa que nós tivemos há quatro anos com a deputada [estadual] Bela Gonçalves [PSOL] e a prefeitura. Conseguimos uma emenda parlamentar para a compra do caminhão e da empilhadeira, um anseio que a gente tinha há bastante tempo para facilitar a vida dos nossos cooperados. A empilhadeira é para colocar os fardos em cima do caminhão para ser comercializado. Esses fardos são pesados e o trabalho é desenvolvido manualmente. O caminhão fará a coleta na rua, que atualmente é realizada em uma caminhonete pequena. Então, essa novidade vai ajudar bastante”, reconhece.