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Prefeitura de Itabira lança aplicativo para população apresentar sugestões de melhorias na cidade

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Foto: Divulgação/Prefeitura de Itabira

A Prefeitura de Itabira lançou, na terça-feira (31), o aplicativo de gestão colaborativa Colab. A ferramenta é um canal de comunicação para que o itabirano possa apontar dificuldades encontradas na cidade e encaminhar para o Executivo sugestões para o futuro do Município.

O aplicativo Colab possibilita que a própria população realize postagens dentro da plataforma sobre as necessidades encontradas no dia-a-dia. Itabira é uma das 150 cidades do Brasil que aderiu a ferramenta de gestão participativa, como o município mineiro de Juiz de Fora; Teresina, no Piauí; Santo André, em São Paulo; Mesquita, no Rio de Janeiro, além do governo do Rio Grande do Sul.

O aplicativo pode ser baixado em smartphones com sistema operacional Android e iOS, além de estar disponível também pela internet, no endereço https://www.colab.re/. Entre as categorias pré-definidas para o envio de posts dos cidadãos, estão temas como entulho na calçada ou na rua, buracos nas vias, iluminação pública, esgoto a céu aberto, poda e retirada de árvore, maus tratos a animais, semáforo quebrado e bueiro entupido ou sem tampa, entre outros.

De acordo com o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB), o aplicativo é um importante avanço para consolidar a comunicação entre a população e o serviço público. Segundo ele, o Colab é o lugar onde o cidadão fala e a Prefeitura escuta, trazendo a tecnologia como ferramenta para melhorar a democracia.

“O Colab vai permitir ao cidadão se relacionar e se dirigir a todos os órgãos, departamentos e secretarias da Prefeitura. É assim que nós queremos ser mais colaborativos e mais transparentes com o itabirano. É dessa forma que as observações, pedidos, críticas e até mesmo os elogios chegarão aos servidores públicos. O Colab vem para facilitar, para tornar a nossa vida mais fácil, mais rápida e mais participativa”, declarou o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage (PSB).

Consulta Pública

A primeira ação realizada pela Prefeitura de Itabira no aplicativo é ouvir o cidadão a respeito de onde e como serão utilizados os recursos públicos durante o governo da atual administração. Para isso, a secretaria de Planejamento e Gestão disponibilizou uma Consulta Pública para validar o Plano Plurianual (PPA).

Previsto no artigo 165 da Constituição Federal, o documento reúne as prioridades do governo nos próximos quatro anos. Nele constam as diretrizes, objetivos e metas a serem seguidos pelos governos Federal, Estadual ou Municipal. A elaboração do PPA é uma forma de dar transparência à destinação dos recursos públicos.

No PPA, que será elaborado em setembro, a Prefeitura de Itabira planejará programas e ações que resultarão em bens e serviços para a comunidade a médio prazo (2022 a 2025). O documento pode ser revisto anualmente para atender às novas demandas que surgirem nesse período. No dia 9 de setembro haverá uma audiência pública para apresentar o PPA.

“Com isso, nós vamos saber quais são as prioridades que o itabirano espera do nosso governo nos próximos anos. O cidadão vai poder opinar se ele quer mais recursos na saúde, educação, saneamento básico ou cultura, por exemplo”, afirma a secretária Planejamento e Gestão, Patrícia Guerra.

* Com informações da Prefeitura de Itabira.

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