Na tarde de ontem (20) a Prefeitura de Itabira realizou a solenidade de contratação de mais 100 mulheres por meio do programa Facilita Trabalho. Com a chegada das novas funcionárias, agora são 150 colaboradoras atuando nas Secretarias de Educação, Meio Ambiente, Assistência Social, Desenvolvimento Urbano, além da Fundação Cultural Carlos Drummond de Andrade.
As colaboradoras foram selecionadas por meio do CadÚnico, terão carga horária de 5 horas diárias, e irão receber meio salário mínimo e vale transporte. As 50 primeiras contratadas em 2022 desempenham funções de auxiliar de cozinha, de pátio e portaria. Além disso, fazem uma vez por semana, cursos de panificação, salgados e quitandas no período contraturno do trabalho.
Agora, além de continuar recebendo o cartão Facilita e serem contratadas por meio de carteira assinada, as 100 novas colaborados realizarão cursos de capacitação profissional, nas áreas de Auxiliar de Serviços Gerais e Auxiliar Ambiental, em parceria com a APMI – Associação de Proteção à Maternidade e à Infância.
Além da secretária, compuseram a mesa do evento, o vereador Bernardo Rosa, o prefeito Marco Antônio Lage, o presidente da APMI, Ailton Rodrigues e uma representante das mulheres colaboradoras, a jovem Lorraine Campos. Após a cerimônia, houve um bate papo com a ativista social , conselheira estadual de assistência social e defensora popular, Simone Oliveira. Simone pôde bater um papo com as mulheres do programa e emocionou cada uma das presentes no auditório com a sua história e carreira.
Moeda social Facilita
Criada durante a pandemia com objetivo de distribuir renda e fomentar o comércio local, a Facilita, moeda social de Itabira, atende cerca de 13.700 pessoas de mais de 4 mil famílias itabiranas que vivem abaixo da linha de pobreza, tendo como comprar alimento e gás de cozinha.
Confira as fotos do evento