Site icon DeFato Online

Prefeitura de Itabira trabalha em projeto para regulamentar tecnologia 5G no Município

Prefeitura de Itabira trabalha em projeto para regulamentar tecnologia 5G no Município

Foto: Pixabay

A Prefeitura de Itabira, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Inovação e Turismo (SMDECTIT), está desenvolvendo um projeto de lei para regulamentação e implantação de internet 5G no Município. A expectativa é de que o texto seja encaminhado para a Câmara de Itabira ainda em março — para ser analisado e votado pelos vereadores.

Em nota enviada à DeFato, a assessoria de comunicação do Executivo afirmou que está “aguardando apenas a deliberação das secretarias municipais de Desenvolvimento Urbano (SMDU) e Meio Ambiente (SMMA) para alinhamento estratégico. Assim, em seguida, o projeto será encaminhado ao Legislativo”.

“Esse projeto de lei visa regulamentar as estações rádio bases e mini estações rádio bases, que são as antenas que irão dar o suporte de infraestrutura para a implementação da internet 5G na região de Itabira. Itabira é uma das primeiras cidades do Brasil a desenvolver essa lei. A regulamentação do 5G são para as antenas, inclusive as antigas da cidade. Isso dá mais segurança para instalação das novas antenas e revisão das antigas”, diz trecho da nota.

A implementação dessa tecnologia é vista pela Prefeitura de Itabira como oportunidade para desenvolver a economia local, oferecendo infraestrutura capaz de atrair novos investimentos para a cidade. Além disso, também representa melhor qualidade de vida e oportunidades para os itabiranos.

“Itabira estando apta a receber a tecnologia atrai novas operadoras para a cidade. Nós vamos correr atrás disso, para que as operadoras instalem e implantem essa tecnologia aqui. Outro ponto é que o 5G em si propõe uma velocidade de conexão muito maior e melhor que o 4G e fibra ótica. Por isso mesmo, novos serviços podem ser conectados a essa rede, colaborando para o desenvolvimento humano e melhor qualidade de vida”, aponta outro trecho da nota.

5G no Brasil

Em novembro de 2021, a Agência Nacional de Telecomunicações fez um leilão para definiar as empresas que irão operar o 5G no Brasil. A implementação dessa tecnologia começa em julho de 2022 e deve se estender até 2029.

Com o leilão, o Brasil arrecadou R$ 46,8 bilhões com a concessão de frequências. Desse total, R$ 40 bilhões serão usados na implantação do 5G, assim como na ampliação do acesso ao 4G.

Com o 5G, a telefonia móvel poderá ter mais velocidade, estabilidade e múltiplas conexões. Para se ter uma idade, o atual modelo, também chamado de 4G, permite conectar cerca de 10 mil dispositivos por quilômetro quadrado. Já com o 5G, esse número é ampliado para 1 milhão de dispositivos.

De acordo com a Anatel, as operadora têm até julho para disponibilizar a nova tecnologia nas 27 capitais brasileiras. Já nas cidades com mais de 500 mil habitantes, essa implantação tem que acontecer até julho de 2025.

Nos municípios com mais de 200 mil habitantes, o prazo vai até julho de 2026; e nas cidades com mais de 100 mil habitantes, até julho de 2027 — é nesta categoria que se enquadra Itabira.

Por fim, a implantação nas cidades com mais de 30 mil habitantes acontece entre julho de 2028 e julho de 2029.

Exit mobile version