Dois grandes incêndios atingiram o Parque do Areão, no sábado (15) e os bairros Rosário e Mangabeiras, no domingo (16). As ocorrências foram consequência da conjunção de tempo seco com vandalismo.
Na manhã desta segunda-feira (17), aconteceu uma reunião, na Prefeitura, com as presenças do prefeito Dr. Laércio Ribeiro (PT), vice-prefeito Fabrício Lopes (Avante), secretário municipal de Meio Ambiente Samuel Domingos, vereador e líder do governo na Câmara Belmar Diniz (PT) e o jornalista e ambientalista, Geraldo Magela Dindão Gonçalves.
Durante o encontro, foram debatidas as fragilidades dos espaços verdes da cidade em época secas, o vandalismo e a cultura das queimadas, uma prática de parte da população.
O secretário de Meio Ambiente falou sobre a urgência em se tomar medidas emergenciais para reduzir as queimadas, que geram inúmeras consequências negativas para toda a sociedade.
Mais duas reuniões foram agendadas para esta semana: uma interna, com as secretarias afins e outra com entidades representativas da sociedade e forças de segurança.
O segundo encontro contou com a participação das seguintes instituições: PMMG, Polícia Civil, Bombeiros Militar, Brigada Florestal, Bombeiro Civil, Ministério Público, Câmara Municipal, associações de classe, ONG´s, universidades e igrejas. O objetivo dessa pauta é traçar uma estratégia de combate aos incendiários. .
Ações emergenciais
As diversas ações emergenciais visam a proteção do Parque do Areão, que passa por transformações e vem atraindo cada dia mais visitantes.
Será implantado um grande aceiro em toda área do Parque, iniciando na rua José Loureiro, entre os bairros de Lourdes e Lucília, onde começou o incêndio. .
A administração municipal também acionou a Polícia Militar para ajudar na identificação dos criminosos, por meio das imagens coletadas pelas câmeras de segurança espalhadas pela cidade.