A Prefeitura de João Monlevade realizou uma obra emergencial na rua Bélgica, no bairro Cruzeiro Celeste, para evitar o alagamento das casas localizadas próximas ao córrego local. A intervenção ocorreu após a obstrução das manilhas de drenagem, que passam sob a BR-381, e causaram o represamento da água.
A Secretaria Municipal de Obras optou por construir um canal de blocos de concreto, ligando o córrego a um tubulão de dreno já existente, feito anteriormente pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT).
A decisão de aterrar o local, inutilizando os canos obstruídos, foi tomada após diversas tentativas frustradas de desobstrução. “Utilizamos retroescavadeiras e compressores, mas nada funcionou”, disse o secretário de Obras, Ermelino Martis.
O prefeito Laércio Ribeiro (PT) acompanhou de perto a obra e destacou a urgência da ação, especialmente com a chegada do período chuvoso. “Não podemos arriscar que a água suba e invada as casas das famílias da região”, afirmou.
A Prefeitura mantém diálogo com o DNIT e a concessionária responsável pela duplicação da BR-381 para garantir uma solução definitiva para a drenagem do córrego.