A Capela e o Largo de Santo Antônio serão devolvidos à comunidade e Arquidiocese de Mariana, após restauração. A solenidade será na próxima terça-feira (23), às 15 horas. O projeto e execução da requalificação desse espaço histórico são iniciativas da Prefeitura de Mariana. No local, foram realizadas reformas no meio-fio e calçada, ações de paisagismo com plantio de vegetação e instalação de bancos, limpeza da cruz monumental e alteamento de muro de contenção em pedra seca.
A ação teve um aporte de R$ 1,3 milhão do Fundo de Direitos Difusos do Ministério da Justiça. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), por meio do Programa de Aceleração do Crescimento de Cidades Históricas (PAC – Cidades Históricas), com o custo de R$ 100 mil.
A Capela de Santo Antônio é o primeiro templo religioso de Mariana e, provavelmente, o mais antigo de Minas Gerais. Erguida no século XVIII, inicialmente a pau a pique, foi uma forma de agradecimento pela descoberta de ouro na região. A edificação passou por diversas transformações ao longo dos anos, como acréscimo da fachada atual, que data do século XIX e início do século XX. Agora, o monumento foi
completamente restaurado. Foram realizadas intervenções no telhado, forro, piso e instalações elétricas. Também foi construída uma proteção para incêndio e descarga atmosférica.
INAUGURAÇÃO DE CAPELA E LARGO DE SANTO ANTÔNIO
Data: Terça-feira (23)
Horário: 15h
Local: Rua do Rosário Velho, s/nº – Santo Antônio | Mariana – MG