Site icon DeFato Online

Prefeitura de São Gonçalo apresenta andamento de obras até novembro

Novo trevo da BR 381 está em andamento conforme as normas do Dnit. Foto: Daniel Cota/Acom/PSGRA

Com informações da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

A Secretaria de Obras da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo apresentou recentemente um relatório da situação de suas atividades em toda a cidade. São 37,2% de obras concluídas, 39,1% em execução, 17,9% iniciadas, 7,7% em planejamento e 4,5% em licitação. A canalização dos córregos do Recreio e Matias, além da cobertura da quadra da localidade de Mãe D’água já foram concluídas e a revitalização da área de convivência da Praça Central também deve ser entregue ainda esse ano.

Praça Central ganhará novo espaço de vivência ainda este ano. Foto: Daniel Cota/Acom/PSGRA

Entre as obras em andamento a maior delas é o Trevo da BR-381, que consiste em um quilômetro de duplicação e que contribuirá para o escoamento da produção, atração de novas empresas e mobilidade urbana, além da preservação do centro histórico da cidade. A previsão de entrega da obra é no mês de maio de 2024.

O Centro Administrativo é outra grande obra em andamento. Com 7.443,59 metros quadrados de área construída, o prédio deverá abrigar as diversas secretarias municipais o que trará uma maior eficiência na comunicação, facilidade na coordenação, melhor integração, e economia. A previsão de término da obra é até o final do ano que vem. Importante destacar também a obra de Desassoreamento do rio Santa Bárbara que terá cinco pontos de intervenções e três já estão em andamento. A previsão é que sejam removidos 50 mil metros cúbicos de material que poderão ser reaproveitados.

Centro Administrativo terá mais de 7 mil metros quadrados de área construída. Foto: Daniel Cota/Acom/PSGRA

As obras na estrada de Fernandes, etapa 1, que compreende a partir do Aterro Sanitário tem 10 Km de extensão e mais de quatro já estão asfaltados, o restante deve ser concluído até o 1º semestre de 2024.  A etapa 2 da obra até a divisa de Pacas compreende mais 10km; 1,5Km de asfaltamento está previsto ainda para 2023 e o término previsto para o final do ano que vem.

Obras em Fernandes, etapa 1, já tem mais de 4 quilômetros asfaltados. Foto: Daniel Cota/Acom/PSGRA

A estrada que liga o Una à BR 381 está com a terraplenagem em andamento e a previsão de término é para o ano que vem. Também em fase de terraplenagem está a avenida Contorno Leste, com extensão de 2Km.

A Prefeitura ainda está executando a Recuperação de Taludes, para contenção de ruas e rodovias, a fim de evitar erosões e deslizamentos, como nas estradas de Brucutu e Vargem da Lua.  A Estação de Tratamento de Água (ETA) tem sua estrutura principal finalizada e as obras da captação em fase avançada, a previsão de término é para o 1º semestre de 2024, ainda no mês de dezembro deste ano deverá ser iniciada a fase de operação assistida, onde todo sistema será testado, já iniciando os procedimentos preparatórios para o início operacional.

Saneamento básico

Segundo a Prefeitura de são Gonçaolo do Rio Abaixo, diversas obras de saneamento, como canalização de rede de esgoto, foram executadas em 2023. O canal do Recreio já foi concluído e os canais do Matias e Fonte do Mato tem término programado para o mês de dezembro.

Em andamento, estão os canais do Bom Sucesso e Catungui. O canal do Martins e a extensão do canal de Vargem Alegre já estão prestes a iniciar, sendo que, ao todo, a prefeitura prevê mais de 4Km de canalização na cidade. Os serviços levam saneamento básico para mais de 500 residências.

Ação social

A prefeitura informa que executa, atualmente, sete contratos para construções de muros de contenção, atendendo a demandas da Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social e Defesa Civil. São cerca de 44 muros em execução ou concluídos, sendo mais de 100 famílias beneficiadas diretamente.

Educação e lazer

Para atender a demanda de lazer da população, a prefeitura promete cobrir todas as quadras da cidade. Seis já foram licitadas: Matias, Santa Catarina, Martins, Vargem da Lua, Society e a quadra da Comunidade de Mãe D’Água, que já foi concluída. Outras quatro serão licitadas: Fernandes, Machado, Água Limpa e Cachoeira do Carmo.

Todas as escolas municipais também passaram ou estão em reformas ou revitalização neste ano de 2023, como a escola do Borges que foi totalmente reformada recebendo cores padronizadas.

Patrimônio cultural

O patrimônio cultural também é foco dos trabalhos da Prefeitura. A Estação Ambiental de Peti teve a reforma do restaurante concluído na última semana e a Casa para Todos está com restauração avançada e deve ser entregue a população em janeiro, assim como a Praça de Padre João. Em seguida será iniciada a reforma da estátua, cuja especificidade da obra exigiu um cuidado à parte em toda à reforma.

Saúde

No município, 15 unidades de saúde serão reformadas e estão com ordem de serviço em execução ou já finalizadas. A obra da nova Farmácia Municipal teve a etapa de terraplenagem e fundações concluídas e está iniciando a sua estrutura. A previsão de entrega é no segundo semestre de 2024.

Calçamentos, recapeamentos e extensões de rede

A Prefeitura está com sete contratos de calçamento de vias com 16,5km em execução ou concluídos em 64 trechos distintos. São, em sua maioria, em áreas públicas rurais ou acesso para pessoas com dificuldade de locomoção, portadores de necessidades especiais e idosos. São cerca de 250 casas e mais de mil pessoas beneficiadas diretamente.

Os trabalhos de recapeamento compreendem 4 km e contratos em execução este ano nos bairros: Niterói, Cidade Universitária, Monte Verde, Vale do Ouro, Distrito Industrial e Santa Efigênia.

Já as extensões de rede elétrica estão em 47 pontos da cidade este ano e 37 já foram entregues. São mais de 11 km em todo o município. A iluminação é toda feita com lâmpadas de led com maior durabilidade e economia da iluminação pública.

O que está por vir em 2024

Para 2024, a Prefeitura está com uma série de planejamentos de melhorias para a cidade, como por exemplo, a interligação das redes da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE), a construção da Unidade Básica de Saúde (UBS) Contorno e ampliação da UBS Guanabara. Na área de educação terá a continuidade da construção da Escola Integral de Pacas.

A obra do Terminal Rodoviário de São Gonçalo é outra proposta em planejamento para 2024, o qual atenderá tanto ao transporte coletivo municipal, quanto aos intermunicipais. A secretaria planeja a construção de praças nos bairros e localidades com playground infantil, áreas de vivência e integração, e espaço para pratica esportiva.

Uma portaria para o Parque de Exposições já está em fase de elaboração e planilha para posterior licitação. A obra de um ginásio e complexo esportivo, com sala multiuso, quadras e piscina é outra obra em projetada. Outra proposta com projeto já iniciado é a pavimentação da estrada Una/Rio Claro/Gabriel com cerca de 10km de extensão.

Outra proposta, é a criação do Parque Ecológico Urbano, obra de grande dimensão que contribuirá para o lazer e qualidade de vida de são-gonçalenses.

Exit mobile version