A Prefeitura de Itabira e o Ministério Público cobraram de dirigentes de supermercados o reforço nas medidas que visam evitar a disseminação do novo coronavírus. O tema foi tratado em reunião nesta terça-feira (26), conduzida no auditório do Paço Municipal pelo secretário de Desenvolvimento Urbano, Robson Costa, a superintendente de Vigilância em Saúde, Thereza Horta, e a promotora de Justiça da Comarca, Sílvia Amaral.
De acordo com a Prefeitura, o encontro com os supermercadistas foi solicitado diante da preocupação do governo itabirano e do Ministério Público com o cenário de aglomeração que os estabelecimentos possam representar.
Cada dirigente recebeu uma cópia da Nota Técnica 007/2020, elaborada pela Secretaria Municipal de Saúde no final de abril, com padronização de medidas sanitárias em cada comércio do segmento. O documento enumera 28 pontos que precisam ser cumpridos pelas empresas do setor.
Entre diversos itens, a nota define, por exemplo, que clientes só devem entrar com máscaras de proteção e as utilizando da forma correta, cobrindo nariz e boca. A capacidade de lotação deve ser informada em placa ou cartaz externo, tendo por base um cliente para cada funcionário. Está entre os destaques, também, o controle e a organização de filas, com distância mínima de dois metros entre os clientes.
A nota evidencia ainda a necessidade de treinar e equipar funcionários, orientá-los sobre a higienização frequente das mãos, antebraços, espaços e equipamentos que utiliza, além de trocar o uniforme antes de retornar para casa.
Confira aqui a íntegra do documento entregue aos supermercadistas.

