Em 2020, a Feira da Afonso Pena, popularmente conhecida como Feira Hippie, passou por uma reformulação no posicionamento das barracas devido à situação de emergência gerada pela pandemia de Covid-19. Agora, a Secretaria Municipal de Política Urbana realiza pesquisa para avaliar a atual organização do espaço (layout) da Feira de Artes, Artesanato e Produtores de Variedades de Belo Horizonte.
Com o fim do estado de calamidade, o objetivo da Prefeitura é trabalhar em uma nova disposição que atenda aos feirantes e frequentadores da feira. Para saber da opinião da população, a PBH decidiu abrir uma pesquisa em um formulário on-line com a opinião sobre o formato atual da feira e as mudanças que o internauta deseja para o espaço.
O formulário traz perguntas que têm o objetivo de avaliar a satisfação da população em relação à setorização dos produtos, facilidade de identificação das barracas, localização dos setores de alimentação, segurança e limpeza da feira, dentre outros.
A pesquisa também quer saber a opinião do cidadão sobre o que deve ser considerado prioritário no processo de definição do novo layout, como por exemplo, espaços amplos para circulação, garantia de que as barracas tenham boa visibilidade aos visitantes, definição quanto à localização das áreas de alimentação, espaços reservados para manifestações culturais e outros.
Com o resultado da pesquisa, a Prefeitura vai definir as diretrizes para um novo layout da Feira da Afonso Pena, que busque as melhorias necessárias para garantir o sucesso deste importante e tradicional evento da capital mineira.