Site icon DeFato Online

Presidente argentino insinua deixar o Mercosul e pede abertura comercial ao bloco

O presidente argentino Javier Milei (La Libertad Avanza, direita), durante evento de abertura da Sexagésima Sexta reunião de cúpula do Mercosul, em Buenos Aires, nesta quinta-feira (3), para passar a presidência do bloco ao Brasil, representado por seu presidente, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), disse de forma enfática aos membros presentes que “o seu país escolheu o caminho da liberdade durante sua gestão, e espera que as demais nações sigam essa estratégia” e arrematou: “Faremos isso acompanhados ou sozinhos”.

A fala de Milei parece insinuar a intenção de abandonar o bloco sul-americano, e disse esperar que as reformas econômicas implementadas pelo país sejam de fato realizadas antes que ele retome a presidência do grupo, que é alternada a cada seis meses. O Brasil assume neste segundo semestre.

“Cabe aos nossos parceiros do Mercosul decidir se seguirão o caminho que escolhemos”.

Milei iniciou seu discurso tecendo críticas às medidas protecionistas criadas pelo bloco comercial em gestões que o antecederam e que criaram uma “cortina de ferro”, barreiras que acabaram “excluindo a região do comércio e da competição global”.

Milei também afirmou que os países associados ficaram reféns de bens e serviços piores e com preços mais altos, o que estagnou o crescimento da economia e que o bloco se tornou cada vez menos um mercado comum.

“Nós buscamos por um fim ao que consideramos uma inércia destrutiva”, declarou o presidente argentino.

*Fonte: Poder360

Exit mobile version