Site icon DeFato Online

Presidente de Portugal recebe o prêmio “José Aparecido de Oliveira”

Presidente de Portugal recebe o prêmio "José Aparecido de Oliveira"

Foto: Divulgação/Comunidade dos Países de Língua Portuguesa

No dia 17 de julho, durante o encerramento da XIII Conferência de Chefes de Estado e de Governo da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP), em Luanda, Angola, o presidente de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, recebeu o prêmio “José Aparecido de Oliveira”.

Criado em 2011, a premiação é entregue a cada dois anos e busca reconhecer e homenagear personalidades e instituições que se destacaram na defesa, valorização e promoção dos princípios, valores e objetivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa. Entre as personalidades que já receberam o diploma está o ex-presidente do Brasil, Luiz Inácio “Lula” da Silva.

Essa é a quinta edição do prêmio e o nome Marcelo Rebelo de Sousa foi escolhido por aclamação pelo júri constituído por representantes permanentes dos Estados-Membros da CPLP. Essa definição aconteceu durante uma reunião da instituição no dia 4 de março.

Os candidatos ao diploma são propostos pelos Estados-Membros, pelos Observadores Associados e Observadores Consultivos da CPLP.

Confira os vencedores das edições anteriores do prêmio:

José Aparecido de Oliveira

Natural de Conceição do Mato Dentro, José Aparecido de Oliveira foi governador do Distrito Federal de 1985 a 1988; ministro da Cultura durante o governo do presidente José Sarney; embaixador do Brasil em Portugal, se tornando um dos fundadores da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa; e deputado federal por Minas Gerais.

José Aparecido de Oliveira é pai do atual prefeito de Conceição do Mato Dentro, José Fernando Aparecido de Oliveira — o Zé Fernando.

Exit mobile version