Pressionada, Prefeitura de Itabira diz que se reuniu com empresários para tratar de flexibilização
A reunião ocorreu paralela ao encontro realizado pela CDL, no mesmo dia em que uma carreata pediu a retomada do comércio local
No fim da noite dessa segunda-feira (5), a Prefeitura de Itabira distribuiu texto à imprensa informando sobre reunião com empresários ocorrida durante a tarde de ontem. Segundo o governo municipal, a agenda discutiu medidas, protocolos e indicadores “que podem nortear a flexibilização do comércio no município”.
Participaram o prefeito Marco Antônio Lage (PSB), os secretários de Governo, Gabriel Quintão, e de Desenvolvimento Econômico, Breno Pires, além do chefe de Gabinete, Alfredo Drummond. O governo não informou quem foram os empresários reunidos ou quais segmentos eles representam.
“O grupo discutiu, em conjunto, possíveis protocolos de reabertura das atividades consideradas não essenciais pelo programa Minas Consciente. As medidas serão construídas em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde e ao longo da semana serão novamente debatidas entre o grupo para em seguida serem anunciadas, quando todos os indicadores e métodos estiverem definidos”, comunicou a Prefeitura de Itabira.
Paralelamente, durante a tarde dessa segunda-feira, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) reuniu filiados em videochamada para o alinhamento de propostas de flexibilização do comércio. As propostas serão apresentadas nesta quarta (7) ao Comitê Intersetorial de Enfrentamento à Covid-19. Entre as sugestões está o rodízio de funcionamento das lojas, alternando estabelecimentos ora de número par, ora de número ímpar.
Mais cedo, uma carreata, com cerca de 100 veículos, mobilizou comerciantes da cidade. Eles saíram do Parque de Exposições Virgílio José Gazire, por volta das 13 horas, rumo à Prefeitura. O “buzinaço” pediu a reabertura de estabelecimentos fechados há quase um mês.
Itabira está na onda roxa do Minas Consciente até o dia 11 de abril. Conforme o município, no dia 8 de março, quando a cidade aderiu de forma voluntária à onda roxa, o índice local de transmissão da Covid-19 era de 1,27. “O indicador já reduziu para 1,2, depois 1,16 e agora está em 1,13, segundo a última amostragem, aferida na sexta-feira (2)”.